[weglot_switcher]

Lisboa vai ter sete postos alternativos para vacinar 70 mil cidadãos contra a Covid-19

O presidente da Câmara de Lisboa anunciou que “os outros seis estão distribuídos geograficamente” pela capital “. Esses incluem o Hospital Pulido Valente, o Centro do Fórum Roma, o Pavilhão de São Vicente, e o Pavilhão da Ajuda.
José Coelho / Lusa
9 Fevereiro 2021, 15h39

Em Lisboa, há sete espaços alternativos aos centros de saúde preparados para administrar vacinas aos cerca de 70 mil cidadãos que na cidade se incluem nestes dois novos grupos prioritários (os idosos a partir dos 80 anos e os doentes de risco entre os 50 e os 79 anos) e um deles é o Pavilhão Altice Arena.

“Trata-se de 15% da população”, afirmou Fernando Medina em declarações à Sic Notícias, esta terça-feira, onde informou que neste pavilhão vão estar alocados 100 profissionais de saúde para gerir o processo de vacinação. “Cerca de 60 enfermeiros e 40 profissionais da Protecção Civil que organizarão que forma a que este processo de vacinação possa ocorrer o mais rapidamente possível”.

O presidente da Câmara de Lisboa anunciou que “os outros seis estão distribuídos geograficamente” pela capital “de forma a cobrir o território, para que as pessoas tenham acesso sem terem que fazer deslocações excessivas”. Esses incluem o Hospital Pulido Valente, o Centro do Fórum Roma, o Pavilhão de São Vicente, e o Pavilhão da Ajuda.

A operação deverá decorrer por seis semanas e será ajustada consoante a quantidade de pessoas vacinadas depende da quantidade de vacinas disponíveis.

“Este projeto destas unidades foi trabalhado com o Ministério da Saúide e a equipa de vacinação com o sentido de assegurar uma resposta mais rápido possível”, acrescentou o autarca, referindo que na primeira fase de vacinação, que ocorreu nos lares de idosos, já foram vacinadas 6.200 pessoas.

“Estão a começar o processo da segunda toma e ainda a primeira nos lares onde havia registo de surto”, esclareceu.

Relativamente aos outros grupos prioritários, até às 13h desta esta segunda-feira já tinham sido vacinadas cerca de 397 mil pessoas, 292 mil das quais com a primeira dose e quase 105 mil com a segunda, precisou a Ministra da Saúde, Marta Temido. Esta semana prevê-se que sejam vacinadas mais 120 mil pessoas.

Entretanto, continuam a chegar a Portugal milhares de doses de vacinas de várias empresas farmacêuticas que, no final da semana passada, ascendiam já a perto de meio milhão (493.050). Mas as entregas estão a ser realizadas a conta-gotas: esta segunda-feira chegaram 87.750 doses da vacina da BioNTech-Pfizer e está previsto o envio, no final desta semana, de 22.800 doses da vacina da Moderna, depois de, no domingo, a AstraZeneca/Universidade de Oxford ter feito a primeira entrega da sua vacina, num total de 43.200 doses. Esta vacina será, porém, reservada para os menores de 65 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.