Em Lisboa, há sete espaços alternativos aos centros de saúde preparados para administrar vacinas aos cerca de 70 mil cidadãos que na cidade se incluem nestes dois novos grupos prioritários (os idosos a partir dos 80 anos e os doentes de risco entre os 50 e os 79 anos) e um deles é o Pavilhão Altice Arena.
“Trata-se de 15% da população”, afirmou Fernando Medina em declarações à Sic Notícias, esta terça-feira, onde informou que neste pavilhão vão estar alocados 100 profissionais de saúde para gerir o processo de vacinação. “Cerca de 60 enfermeiros e 40 profissionais da Protecção Civil que organizarão que forma a que este processo de vacinação possa ocorrer o mais rapidamente possível”.
O presidente da Câmara de Lisboa anunciou que “os outros seis estão distribuídos geograficamente” pela capital “de forma a cobrir o território, para que as pessoas tenham acesso sem terem que fazer deslocações excessivas”. Esses incluem o Hospital Pulido Valente, o Centro do Fórum Roma, o Pavilhão de São Vicente, e o Pavilhão da Ajuda.
A operação deverá decorrer por seis semanas e será ajustada consoante a quantidade de pessoas vacinadas depende da quantidade de vacinas disponíveis.
“Este projeto destas unidades foi trabalhado com o Ministério da Saúide e a equipa de vacinação com o sentido de assegurar uma resposta mais rápido possível”, acrescentou o autarca, referindo que na primeira fase de vacinação, que ocorreu nos lares de idosos, já foram vacinadas 6.200 pessoas.
“Estão a começar o processo da segunda toma e ainda a primeira nos lares onde havia registo de surto”, esclareceu.
Relativamente aos outros grupos prioritários, até às 13h desta esta segunda-feira já tinham sido vacinadas cerca de 397 mil pessoas, 292 mil das quais com a primeira dose e quase 105 mil com a segunda, precisou a Ministra da Saúde, Marta Temido. Esta semana prevê-se que sejam vacinadas mais 120 mil pessoas.
Entretanto, continuam a chegar a Portugal milhares de doses de vacinas de várias empresas farmacêuticas que, no final da semana passada, ascendiam já a perto de meio milhão (493.050). Mas as entregas estão a ser realizadas a conta-gotas: esta segunda-feira chegaram 87.750 doses da vacina da BioNTech-Pfizer e está previsto o envio, no final desta semana, de 22.800 doses da vacina da Moderna, depois de, no domingo, a AstraZeneca/Universidade de Oxford ter feito a primeira entrega da sua vacina, num total de 43.200 doses. Esta vacina será, porém, reservada para os menores de 65 anos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com