[weglot_switcher]

Marca Madeira é “uma bandeira de venda”, realça secretário regional da Economia

A Madeira está representada na ‘Alimentária 2024’, que decorre até quinta-feira, em Espanha (Barcelona), com quatro empresas (Chábom, Ilhopan, Sweets & Sugar e Empresa de Cervejas da Madeira), e a Invest Madeira, Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), e a Madeira Parques Empresariais (MPE).
19 Março 2024, 13h10

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, destacou a força da economia regional dentro e fora da região, na ‘Alimentária 2024’, que decorre até quinta-feira, em Espanha (Barcelona), e onde a Região Autónoma da Madeira está representada com quatro empresas (Chábom, Ilhopan, Sweets & Sugar e Empresa de Cervejas da Madeira), e conta ainda com a representação da Invest Madeira, Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), e a Madeira Parques Empresariais (MPE).

O governante salientou que esta “força” da economia regional tem sido “importante” para ter a presença de empresas e empresários regionais nos eventos promocionais da marca Madeira desenvolvidos pela Invest Madeira dentro e fora do país.

“É com grande satisfação que a Madeira, mais uma vez, com o Governo Regional, através da Invest Madeira, juntou quatro empresas para estarem na Alimentaria 2024, que é a maior feira agroalimentar de Espanha e uma das maiores da Europa”, disse Rui Barreto.

Para o secretário regional da Economia, Mar e Pescas, a presença de uma comitiva da Região nesta feira que decorre em terras espanholas é “a prova” de que a Região Autónoma está “forte” dentro e fora da região, “com uma participação pioneira, porque é a primeira vez que trazemos empresas madeirenses a este certame, o que demonstra que, de facto, a Economia está a crescer de forma consistente”.

O governante disse que as empresas regionais “mantêm a confiança e querem crescer, mas crescer para fora, não é só no mercado interno. E esta é uma oportunidade de facto destas empresas poderem expandir os seus negócios de poderem chegar mais além, de poderem vender e também de fazerem parcerias para o futuro”.

Já a gestora executiva da Invest Madeira, Filipa Ferreira, salientou que “desde 2018, a Invest Madeira tem tido um papel fundamental em alavancar as empresas regionais para o mercado nacional e internacional”.

Filipa Ferreira acrescentou que ao longo destes anos, 20 empresas da área agroalimentar já participaram em certames do sector. “É uma aposta ganha. As empresas, além de terem grandes contactos nestas feiras, porque aparecem pessoas de toda a parte do mundo, fico muito feliz por ver que as empresas têm aumentado a exportação e isso traduz-se em valor acrescentado para as empresas”, disse a gestora executiva da Invest Madeira.

“Este é um caminho que o Governo Regional tem feito e bem, porque a marca Madeira é uma marca que é já reconhecida internacionalmente. Os produtos da Madeira são produtos de nicho, produtos de grande qualidade e queremos continuar a fazer este trabalho, queremos continuar a abrir novos mercados para as nossas empresas, queremos que as empresas cresçam. Mas, também aproveitamos a participação nestas feiras para tentarmos conseguir que empresas novas queiram investir também na Madeira”, referiu Filipa Ferreira.

Para Filipa Ferreira, a vinda a feiras faz com que todos “ganhem mais” e que o facto de a Região ter sempre um stand próprio nas feiras com o nome da Madeira “acrescenta valor e as pessoas que nos visitam já vêm mesmo à procura” dos produtos da Madeira.

“Por isso, acho que devemos continuar sempre a fazer este trabalho, sempre a puxar pelas empresas da Madeira, sempre com alguns apoios para as empresas da Madeira, porque elas têm mostrado que são capazes de crescer e são capazes de conhecer e enfrentar novos mercados e abrir portas para os nossos produtos com a marca Madeira”, referiu a gestora executiva da Invest Madeira.

O diretor de exportação da Empresas de Cervejas da Madeira, Gustavo Coelho, referiu que a participação na feira “é fundamental e vai ao encontro daquela que tem sido a aposta” da empresa na exportação, pelo que a presença da empresa no certame “constitui uma oportunidade para prosseguir e consolidar a estratégia de expansão das suas marcas” por todo o mundo.

Gustavo Coelho sublinhou que estas feiras são um “veículo privilegiado” para a promoção dos produtos regionais, e destacou o papel  que a Invest Madeira tem desempenhado, que “tem sido uma ajuda fundamental no desenvolvimento da estratégia, não só da presença física em feiras, como também toda a envolvência e acompanhamento prestado às empresas, que se têm mostrado frutuosos”.

Para Teresa Carvalho, que está em representação da Ilhopan, o feedback que tem existido na feira “tem sido bastante positivo. Teresa Carvalho salientou que “estar neste tipo de feiras é sempre importante, porque nos permite consolidar os atuais mercados, bem como adquirir outros. Por isso, todos os anos fazemos sempre questão e estar sempre presentes. No ano passado, conseguimos alcançar o mercado dos Estados Unidos, bem como o mercado francês. Este ano, esperamos chegar a outros mercados que possam estar disponíveis”.

Já o diretor comercial da Sweets & Sugar, Tiago Rodrigues, disse que para uma empresa que está instalada na Zona Franca e se dedica à produção de rebuçados e caramelos, “é muito importante esta presença em Barcelona, porque permite encontrar novos clientes em Espanha e não só, porque vêm aqui muitos visitantes de diferentes países”.

Tiago Rodrigues disse que seria bom que, em Espanha, a empresa tivesse “um alcance maior, com maior distribuição, tanto no mercado tradicional, como nos hiper e supermercados, pelo que a participação nesta feira constitui uma excelente oportunidade para podermos aumentar as vendas, com várias reuniões agendadas”.

Já Júlio Pereira, que esteve em representação da Chábom, disse que a participação da empresa no evento é de “extrema importância”, porque, desta forma, podem participar, em parceria com a Invest Madeira, criando “sinergias com outras empresas e, ao mesmo tempo, todos juntos, trazendo a marca Madeira, porque ela junta tem mais força”.

Júlio Pereira considerou que a marca Madeira é “uma bandeira de venda e temos sentido isso. Quando as pessoas veem a marca Madeira, as cores da Madeira, reagem bem, não só no mercado nacional, como no mercado internacional. O que é uma mais-valia para nós”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.