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Marketplaces digitais: você vai comprar num!

Os marketplaces online chegaram para ficar e crescer. Podemos falar em dois tipos quanto à gama de produtos que vendem: os mais abrangentes (como KuantoKusta e Amazon) e os mais restritos (como a Farfetch que se foca em moda).
  • Sebastião Lancastre, CEO da easypay
9 Outubro 2020, 16h06

 

Criar uma solução destas com sucesso exige várias considerações. Se, por um lado, é importante ter bons produtos/serviços e tráfego, por outro, é também crítico ter o sistema de pagamentos mais eficiente e completo que satisfaça todas as partes envolvidas – gestor do marketplace, comerciantes e consumidor final – e conduza ao pagamento bem sucedido dos produtos.

O Marketplace tem vários desafios a nível de pagamentos tendo em conta que o consumidor quer comprar vários produtos mas fazer apenas um único pagamento do valor total.

Ao receber um único pagamento relativo a produtos de vários fornecedores consegue distribuir os fundos pelos vários fornecedores?

Sim, existem soluções de pagamento eficientes que permitem que o consumidor pague o valor total,  sendo este depois dividido pelas várias partes envolvidas ( fornecedores e gestor do Marketplace).

E quando é que esses fundos são disponibilizados ao comerciante? E se eu quiser devolver algum dos produtos que garantias é que o consumidor tem que o dinheiro é devolvido? 

Considerando que o marketplace tem também como objetivo a proteção do consumidor final, existem soluções que permitem que os fundos quando são creditados nas contas dos comerciantes fiquem retidos, até haver prova de que o consumidor recebeu o produto e estendido esse prazo ao período de reflexão. Ou seja, uma transação que é creditada na conta de um comerciante só é acessível 17 dias depois: cenário com expedição de 3 dias + período de reflexão de 14 dias.

Qual a grande atração do marketplace?

Para as marcas, a mais valia de estarem presentes num Marketplace, é o facto de poderem usufruir de uma marca/local online onde os seus produtos estão “distribuídos” e onde quem é responsável pela atração e retenção dos consumidores é o próprio marketplace. Tal como nos canais físicos existem os Grandes Distribuidores, no online criou-se um conceito idêntico mas com todas as vantagens do digital: user experience, pagamentos, marketing digital, promoção de produtos relacionados, etc…. Um mundo a evoluir com o desenvolvimento da utilização da informação sobre o consumidor.
É expectável que no futuro próximo apareçam novos marketplaces mais universais ou mais verticais.

Por último, os reguladores da área dos pagamentos olharam para esta oportunidade e atualizaram também as suas condições, exigindo que fossem cumpridas determinadas regras para proteger os consumidores. É importante que os marketplaces conheçam esta informação e que a sigam. Há apenas 2 isenções:

  • Private labels – negócios que possam ter uma diversidade de produtos mas que tenham que ter um instrumento de pagamento próprio e que tenham um volume de negócios inferior a 1 milhão de euros.
  • Negócio com uma gama reduzida de produtos.

A easypay desenhou uma solução muito sofisticada para Marketplaces que compete com os concorrentes internacionais. Garante a conformidade com os pagamentos e com a regulamentação, privilegiando a flexibilidade e a adaptação às necessidades de todas as partes envolvidas. Trabalhar com um parceiro de pagamentos especialista é a garantia de sucesso para o Marketplace.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a easypay.

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