[weglot_switcher]

Marta Temido aponta para a existência de 34 surtos em Portugal

Os surtos encontram-se divididos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) com 18, cinco surtos na ARS do Centro e seis surtos na ARS do Algarve.
  • Cristina Bernardo
3 Julho 2020, 20h26

Marta Temido anunciou esta sexta-feira, 3 de julho, que Portugal tem um total de 34 surtos ativos. Estes focos encontram encontram-se divididos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) com 18, cinco surtos na ARS do Centro e e seis surtos na ARS do Algarve.

Na habitual conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde, a Ministra da Saúde referiu que a situação epidemiológica do país “permanece marcada pela região de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente na Área Metropolitana de Lisboa”.

Marta Temido divulgou ainda que nesta região existem 7.929 casos ativos, encontrando-se 10.001 pessoas em vigilância pela saúde familiar.

A Ministra da Saúde assumiu a necessidade de continuar a empenhar “o nosso melhor esforço para diminuir a progressão epidémica”, acrescentando que existem 495 camas com doentes Covid-19, das quais 72 nas Unidades  de Cuidados Intensivos (UCI). “Destas camas, 365 e 60, respetivamente estão na região de Lisboa e Vale do Tejo”, sublinhou.

Sobre a questão dos focos da Covid-19 nos lares de idosos, Marta Temido anunciou que o Governo está a “equacionar retomar alguns programas de rastreio aos profissionais que trabalham nos lares”.

A Ministra da Saúde foi ainda questionada sobre a decisão do Reino Unido ter deixado Portugal de fora dos ‘corredores aéreos’, assumindo que “não há na situação epidemiológica portuguesa, quando comparamos Portugal com o Reino Unido nada que justifique esta decisão”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.