[weglot_switcher]

Mau tempo. IPMA alerta para agravamento da situação às 13h

Previsões do IPMA apontam para agravamento da situação nas próximas horas. Proteção Civil pede à população que fique em casa.
Glenn Carstens-Peters on Unsplash
13 Dezembro 2022, 10h46

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para o agravamento da situação meteorológica às 13h em várias regiões do país, com valores extremos de precipitação.

A Proteção Civil reforçou a mensagem da necessidade de a população ficar em casa.

Nas primeiras horas desta terça-feira, multiplicam-se os relatos de ocorrências em habitações, lojas, estradas, tendo sido já encerrada a circulação em várias estradas.

Um deslize de terras em Santa Clara, em Lisboa, está hoje a impedir moradores de sair de casa. Segundo Carlos Moedas, o deslize de terras “está a impedir 10 pessoas de sair de casa” na Azinhaga da Torrinha, bairro da freguesia de Santa Clara, assegurando que estão meios de socorro no local.

Em Rio de Mouro, Sintra, vários restaurantes e lojas estão inundados.

No Itinerário Complementar 17-CRIL, onde apenas se circula no sentido Algés-Sacavém, uma viatura ficou hoje soterrada e os seus dois ocupantes tiveram de ser hospitalizados na sequência de um aluimento de terras no Itinerário Complementar 17-CRIL, onde apenas se circula no sentido Algés-Sacavém, informou fonte policial.

A circulação em várias vias e troços das linhas ferroviárias do Norte, Sintra e de Cascais está suspensa devido ao mau tempo que está a afetar o distrito de Lisboa com chuvas fortes, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP). A situação está a levar a cheias em vários locais da região.

A situação em Campo Maior, Portalegre, também suscita preocupações. Várias casas estão inundadas, algumas “quase até ao teto”, bem como garagens, e em vias públicas há automóveis submersos, segundo uma fonte da autarquia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.