A MEO, Worten e Fnac lideram o ranking da comunicação digital, segundo o Digital Index. Para este estudo foram analisadas 25 empresas dos principais setores de negócio em Portugal, selecionadas a partir dos critérios de faturação e notoriedade.
De acordo com a metodologia do estudo, com base nos princípios da Associação Internacional de Medição e Avaliação de Comunicação (AMEC), o objetivo de liderar a comunicação digital em determinado mercado pressupõe alcançar três metas definidas para a metodologia. São elas: relevância (posicionamento e relevância do conteúdo), influência (interações com os seguidores) e sentimento (equilíbrio entre menções positivas e negativas no contexto digital).
Em termos de relevância, a empresa mais bem-sucedida foi a operadora de telecomunicações NOS, com um maior número de conteúdos próprios partilhados nas redes sociais e indexados nos motores de busca. No que diz respeito à influência, a MEO lidera ao ser a marca que melhor trabalha a interação com os seus seguidores. Por último, o setor do Turismo regista o sentimento mais positivo do estudo, com o Pestana Hotels como líder deste indicador.
O estudo foi apresentado por Ivan Pino, Diretor Global da área Digital da Llorente & Cuenca e por Marlene Gaspar, diretora da área Digital em Portugal.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com