[weglot_switcher]

Mercadona: Compras a fornecedores portugueses ascenderam a 1,1 mil milhões de euros

Trata-se de uma subida de 49% em 2023 quando comprado com o ano anterior. Mercadona pretende elevar o valor de compras adquirido a fornecedores portugueses em 2024, tendo em conta a abertura de 11 novas lojas.
26 Abril 2024, 10h32

A Mercadona aumentou em 49% as aquisições a fornecedores portugueses, em 2023, para os 1,1 mil milhões de euros, face ao ano anterior. Este valor ficou acima dos 217 milhões de euros de 2019, ano em que a rede de supermercados chegou a Portugal. Estas aquisições abrangeram um total de mil fornecedores comerciais e de serviços.

A cadeia de supermercados espanhola adquiriu a fornecedores nacionais 800 mil litros de azeite, 1.800 toneladas de cenouras, 1.900 toneladas de pêra rocha, 35 mil toneladas de tomates, 12 mil toneladas de maças, 895 toneladas de alfaces, cinco mil toneladas de kiwis, 15 milhões de litros de leite e 2.800 toneladas de peixe da lota.

Este valor vem confirmar os valores apresentados em março, quando o CEO da Mercadona anunciou que as compras a fornecedores nacionais tinham representado 4,1% do total. Os responsáveis pela cadeia espanhola adiantam que, em 2024, o valor das compras deve voltar a aumentar, tendo em conta que serão inauguradas mais onze lojas em território nacional, juntando-se às 49 já existentes.

Destas novas aberturas, a Mercadona vai estrear-se na Guarda, em maio, e em Évora, em outubro.

“De norte a sul de Portugal é possível encontrar uma vasta diversidade de produtos, desde a pêra rocha do Oeste aos lácteos dos Açores. Na Mercadona trabalhamos diariamente para que seja possível encontrar, em todas as secções, um sortido variado e que permita ao cliente levar para casa um carrinho de compras de qualidade e à portuguesa. Esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, ao longo destes quase cinco anos em Portugal, temos tido a oportunidade de trabalhar com excelentes fornecedores, bastante motivados e com vontade de crescer connosco”, apontou o diretor da cadeia agroalimentar da Mercadona, Pedro Barraco, em comunicado.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.