[weglot_switcher]

Morreu cineasta António-Pedro Vasconcelos

O realizador tinha 84 anos de idade.
6 Março 2024, 10h02

O cineasta português António-Pedro Vasconcelos morreu esta quarta-feira. A informação foi avançada por João Soares, que lamentou a perda numa publicação no Facebook.

O também realizador tinha 84 anos de idade, tendo morrido a dias do seu 85º aniversário (10 de março).

Na nota de pesar, o filho de Mário Soares e antigo presidente da Câmara de Lisboa assume a admiração pelo cineasta e afiam que “a obra que nos deixa é notável”. “Também como cidadão cujas opiniões respeitava, e muitas vezes seguia”.

“Um homem de esquerda, desde quase sempre próximo do PS. Teve um papel muito importante na campanha presidencial do meu pai em 1986. Foi amigo e apoiante sem falhas de Mário Soares, sempre”, escreveu João Soares no Facebook.

O cineasta foi responsável por filmes como “O Lugar do Morto”, de 1983, e “Jaime”, de 1999. O seu primeiro filme foi lançado em 1973, “Perdido por cem…”.

António-Pedro Vasconcelos foi distinguido com os Globos de Ouro para Melhor Filme e Melhor Realizador e com a Concha de Prata do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian.

A sua última película data de 2022 – “Km 224” -, tendo ainda na sua longa lista de realização filmes como “Os Imortais” (2003), “Call Girl” (2007), “A Bela e o Paparazzo” (2010) e “Os Gatos Não Têm Vertigens” (2014)

Recebeu de Mário Soares, a 10 de junho de 1992, o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.