[weglot_switcher]

Nobel da Literatura cancela presença em Óbidos

O recém laureado Nobel de Literatura, László Krasznahorkai, cancelou a participação prevista para domingo no Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos, por motivos de saúde.
epa12441627 (FILE) – A photo taken on 11 July 2012 shows Hungarian writer Laszlo Krasznahorkai at his home in Pilisszentivan, 20 kms north of Budapest, Hungary. The Swedish Academy honored Laszlo Krasznahorkai with the 2025 Nobel Prize in Literature for his ‘visionary and apocalyptic prose’ on 09 October 2025. EPA/Gyula Czimbal HUNGARY OUT *** Local Caption *** 51948211
18 Outubro 2025, 16h10

O recém laureado Nobel de Literatura, László Krasznahorkai, cancelou a participação prevista para domingo no Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos, por motivos de saúde, disse a organização. O escritor húngaro devia participar, no domingo, na última mesa de autor, onde ia conversar com Lionel Shriver e Rui Cardoso Martins sobre o tema “Morte”.

Numa nota à imprensa, a organização do Fólio indicou que, de acordo com a editora, “por questões de saúde que exigem atenção imediata”, o escritor, que já deixou a vila de Óbidos, “não poderá estar presente nos eventos e compromissos com a comunicação social nos quais tanto desejava participar”.

A mesa, a última desta edição do festival, vai realizar-se assim, sob o mesmo tema, com a jornalistas e escritora norte-americana Lionel Shriver e o português Rui Cardoso Martins, numa conversa moderada por Isabel Lucas. Na nota, a organização do Fólio “deseja ao autor uma rápida recuperação e agradece a compreensão do público”.

László Krasznahorkai seria o terceiro laureado com o prémio Nobel da Literatura a participar na edição que assinala os 10 anos do Fólio, levando à vila, do distrito de Leiria, cerca de 800 autores.

Nas 15 mesas de autores, que decorrem desde o dia 09 de outubro, dois outros prémios Nobel, a escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch (galardoada em 2025) e o autor sul-africano J. M. Coetzee, distinguido em 2003.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.