[weglot_switcher]

NOS entrega à Armilar gestão de fundo de investimento de dez milhões de euros para o 5G

Em causa está um fundo de dez milhões de euros para investir em empresas que se dediquem à investigação e desenvolvimento (I&D) na área do 5G, sobretudo empresas e startups em fase inicial de operações. Fundo criado no final de 2019 já iniciou operação.
  • Presidente executivo da NOS, Miguel Almeida
17 Junho 2020, 15h20

Pouco mais de seis meses depois de ter anunciado a criação de um fundo de investimento no valor de dez milhões de euros, para estimular a investigação e desenvolvimento na utilização da quinta geração da rede móvel (5G) na economia portuguesa, a NOS entregou a gestão do capital à portuguesa Armilar Venture Partners, foi esta quarta-feira anunciado.

O fundo para o 5G foi lançado no final de 2019 e já se encontra em funcionamento, tendo sido designado de Fundo NOS 5G. A gestão do capital foi agora entregue à Armilar, “o maior operador privado de venture capital em Portugal”, depois de ter sido firmada uma parceria estratégica entre a Armilar e a NOS.

“Ter a oportunidade de gerir este fundo em parceria com a NOS é um motivo de grande satisfação para a Armilar”, afirmou o presidente executivo da empresa gestora, Joaquim Sérvulo Rodrigues, citado em comunicado.

Para Sérvulo Rodrigues a parceria entre a Armilar e a NOS “é mais uma prova da forte reputação” da empresa que lidera. “Desenvolver esta parceria estratégica de longo-prazo numa área onde há grandes expetativas de geração de valor como é o 5G, ainda torna esta oportunidade mais desafiante”, acrescentou.

Em causa está um fundo de dez milhões de euros para investir em empresas que se dediquem à investigação e desenvolvimento (I&D) na área do 5G, sobretudo empresas e startups em fase inicial de operações.

Tal como a NOS tinha revelado em dezembro de 2019, o “objetivo é investir em empresas com soluções tecnológicas baseadas ou potenciadas pela próxima geração de rede móvel, cobrindo áreas tão variadas como a realidade virtual, smart cities [cidades inteligentes], condução autónoma, Internet das Coisas [IoT] e Big Data”.

“Estamos certos de que este fundo será uma valiosa ferramenta agregadora para explorar o potencial que a quinta geração de comunicações móveis encerra e posterior disponibilização dos benefícios para a economia e sociedade portuguesas”, salientou o presidente executivo da NOS, Miguel Almeida, no mesmo comunicado.

Este é o primeiro fundo de investimento criado por uma empresa de telecomunicações portuguesa “dedicado exclusivamente” ao 5G. A criação deste fundo marcou também a entrada da NOS no chamado corporate venture capital. Isto é, no investimento em pequenas empresas em fase inicial de operação através de um fundo de investimento corporativo.

A partir do Fundo NOS 5G, a telecom poderá vir a assumir uma participação acionista numa startup especializada em em soluções para o 5G.

O Fundo NOS 5G terá um período de investimento estimado de cinco anos, “permitindo sustentar eficazmente o período de emergência e maturação da tecnologia 5G”, e será gerido por uma gestora de fundos independente com experiência na gestão de investimentos em startups tecnológicas, de acordo com a empresa liderada por Miguel Almeida.

As indicações para as empresas concorrerem ao Fundo NOS 5G são dadas no site da Nos ou no site da Armilar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.