Após um alerta dado pela presidente, a Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira que vai suspender temporariamente as viagens da África Austral devido à nova variante do Covid-19 proveniente do continente africano, a variante Ómicron.
De acordo com a notícia avançada pela presidência eslovena da União Europeia, todos os voos da África do Sul, Namíbia, Lesoto, Essuatíni, Zimbabué, Moçambique e Botswana estão temporariamente suspensos. De acordo com a publicação, a decisão foi tomada depois de um comité de peritos dos 27 Estados da UE ter concordado “com a necessidade de impor restrições temporárias a todas as viagens a partir da África Austral com destino à Europa”.
Da parte do gabinete de Ursula von der Leyen lê-se que “os Estados Membros concordaram em introduzir rapidamente restrições em todas as viagens para a UE a partir de 7 países da África Austral: Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zimbabué”.
A decisão surge depois de alguns países terem avançado com bloqueios nas viagens da África do Sul, como a Alemanha, República Checa, Itália, Países Baixos e Espanha. Agora, há o acordo dos restantes para avançar também nesse sentido.
#COVID19 | ❗️Integrated Political Crisis Response mechanism (#IPCR) met & agreed on the need to activate the #emergency break & impose temporary restriction on all travel into EU from southern #Africa.#EU2021SI called upon Members to test & quarantine all incoming passengers.❗️
— Slovenia to the EU (@SLOtoEU) November 26, 2021
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com