[weglot_switcher]

Nova variante obriga UE a suspender voos de sete países da África Austral, incluindo Moçambique

Os 27 Estados-membros concordaram em suspender temporariamente todos os voos da África do Sul, Namíbia, Lesoto, Essuatíni, Zimbabué, Moçambique e Botswana devido à variante Ómicron.
26 Novembro 2021, 17h41

Após um alerta dado pela presidente, a Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira que vai suspender temporariamente as viagens da África Austral devido à nova variante do Covid-19 proveniente do continente africano, a variante Ómicron.

De acordo com a notícia avançada pela presidência eslovena da União Europeia, todos os voos da África do Sul, Namíbia, Lesoto, Essuatíni, Zimbabué, Moçambique e Botswana estão temporariamente suspensos. De acordo com a publicação, a decisão foi tomada depois de um comité de peritos dos 27 Estados da UE ter concordado “com a necessidade de impor restrições temporárias a todas as viagens a partir da África Austral com destino à Europa”.

Da parte do gabinete de Ursula von der Leyen lê-se que “os Estados Membros concordaram em introduzir rapidamente restrições em todas as viagens para a UE a partir de 7 países da África Austral: Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zimbabué”.

A decisão surge depois de alguns países terem avançado com bloqueios nas viagens da África do Sul, como a Alemanha, República Checa, Itália, Países Baixos e Espanha. Agora, há o acordo dos restantes para avançar também nesse sentido.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.