O Estado vai ter de desembolsar 1.442 milhões de euros para o pagamento dos encargos com as diversas PPP – Parcerias Público-Privadas durante o presente ano. No ano passado, esse encargos ascenderam a 1.542 milhões de euros.
Segundo o relatório de Orçamento do Estado para 2022, a grande fatia dos encargos com PPP reside no sector rodoviário, com um total de 1.241 milhões de euros.
De acordo com o mesmo documento, os encargos brutos com as PPP rodoviárias para este ano ascendem a 1.500 milhões de euros, mas o Estado também prevê obter receitas de 259 milhões de euros por parte das concessionárias, pelo que o saldo final se situa nos referidos 1.241 milhões de euros a pagar pelo Estado.
As PPP do sector da saúde vão exigir pagamentos de 148 milhões de euros durante o presente ano, enquanto as PPP do sector ferroviário envolvem pagamentos de mais 55 milhões de euros.
Refira-se que o Oceanário de Lisboa, também incluído nesta lista das PPP, não exige qualquer verba do Orçamento do Estado, contribuindo todos os anos com uma receita de dois milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com