O secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, destacou que o alojamento é o maior obstáculo no ensino superior, defendendo as propostas do Governo no Parlamento.
“A questão do alojamento é de facto o maior obstáculo que nós temos no acesso ao ensino superior e a frequência do ensino superior”, sublinhou o governante.
Assim, o secretário de Estado frisou que “por isso tem sido uma prioridade para este Governo reforçar a oferta pública e é por isso que temos em curso o maior investimento de sempre em residências no ensino superior que vai permitir até 2026 praticamente duplicar a capacidade existente e que está de facto em curso”.
“Nós temos, daquilo que foi contratualizado, em setembro de 2022 cerca de 60% desses projetos já em construção ou até mesmo concluídos ou em concurso de empreitada”, afirmou Pedro Nuno Teixeira.
Para o governante, “precisamos de mudar estruturalmente a questão do alojamento no ensino superior”. “Precisamos de respostas imediatas para os estudantes que estão neste momento no ensino superior e para aqueles que pensam candidatar-se ao ensino superior”, vincou.
“Por isso, é que hoje este Governo aumentou quatro vezes o complemento de alojamento. Só a última vez aumentámos 38% para que o complemento de alojamento de bolseiros deslocados estivesse alinhado com aquilo que era o custo médio de um quarto”, disse o secretário de Estado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com