A Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou o aviso que o novo coronavírus “pode nunca desaparecer” do mundo, ao mesmo tempo que alertou que a pandemia pode criar alguns problemas mentais devido ao isolamento social.
A OMS recusou prever durante quanto tempo é que o novo coronavírus continuaria a circular no ar, e pediu um “esforço em massa” para superá-lo, com todas as pessoas a seguir as regras estabelecidas pelos países que se baseiam nas medidas da organização.
“É importante saber: este vírus pode tornar-se apenas outro vírus endémico nas nossas comunidades e pode nunca desaparecer”, sustentou Michael Ryan, responsável de emergências da OMS. “Penso que não há promessas e não há datas. Esta doença pode estabelecer-se como um longo problema ou não”, sustentou.
O futuro da saúde mental
Relativamente aos problemas de saúde mental, o departamento da OMS entregou um relatório à Organização das Nações Unidas (ONU) onde falava sobre a importância do tema e os problemas que podem surgir no futuro.
“O isolamento, o medo, a incerteza, a turbulência económica – todos causam ou podem causar sofrimento psicológico”, descreveu Devora Kestel, diretora do departamento.
Kestel admitiu que o mundo deve esperar um aumento significativo de casos de doenças mentais, bem como um aumento da gravidade do problema, nomeadamente em crianças e jovens, que estiveram longe das escolas e convivência, bem como os profissionais de saúde que trabalharam diversas horas sem para e se tiveram de adaptar às circunstâncias de uma doença propagada por ar altamente fatal.
“A saúde mental e o bem estar de sociedades inteiras têm sido severamente impactadas por esta crise e são uma prioridade de ser abordadas urgentemente”, afirmou a diretora do departamento de saúde mental da OMS.
#COVID19 is already having a serious impact on people’s #MentalHealth
— World Health Organization (WHO) (@WHO) May 14, 2020
The ??? needs to urgently increase investment in services for mental health to prevent a massive increase in mental health conditions. ?https://t.co/dU6KFAWk8l pic.twitter.com/t3TYAr1md6
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com