[weglot_switcher]

Os “Olheiros”

Recordo o Sr. Dinis Aveiro, que um dia me disse: “O meu ‘piolho’ tem muito jeito pr’a bola”. Afinal, o Sr. Dinis era o pai do Cristiano Ronaldo, um homem bom e “olheiro”.
15 Março 2017, 12h45

O olho é o órgão responsável pela visão no ser humano. Os dois olhos têm movimentos diferentes e os pensamentos estão associados. É por causa desses movimentos, que eles são tão vivos. O movimento é vida. Muitos humanos têm uma grande capacidade de observação para a detecção dos talentos, caso concreto do desporto. Os “olheiros” do futebol já constituem uma profissão muito bem remunerada. Evidentemente! Existem outros olheiros voluntários que, com as suas “dicas”, iniciam uma rede de informação que culmina nos lapidadores de diamantes (humanos).

Recordo o Sr. Dinis Aveiro (homem bom), que um dia me disse: “O  meu ‘piolho’ tem muito jeito pr’a bola, até para jogar à “casquinha” (jogo tradicional madeirense, variante andebol-futebol, com uma casca de laranja enrolada). O olhar de um pai é sempre caridoso. Neste caso! Outros bons “olheiros”, com a sua sabedoria e maestria, encaminharam o seu filhote para uma boa escola de aprendizagem técnica e global, que acabou por se tornar num “craque”. Antes de terminar a história do filhote do Sr. Dinis,e fruto de leituras diversas (quase leitor compulsivo), cheguei à conclusão que: o olhar é mesmo poderoso, seja alfa ou ómega,e sem preconceitos sexistas. O grande filósofo Osho descreve:”Os olhos são materiais, mas simultaneamente não-materiais. Em nenhuma parte do corpo, o encontro é tão profundo”.

Quantos de nós, ao longo das nossas vidas, já reparamos e trocamos olhares que reflectem todas as boas qualidades e perversidades do ser humano. O modo de olhar revela muitas coisas. Amor, ódio, submissão, carinho, cumplicidade, lealdade, etc, etc, etc, até… “mau olhado”. Cientificamente, a nossa iris é única. Esotérica? Está lá o universo! Religiosa? Reflecte a nossa “alma”. Termino os meus pensamentos ‘ mixológicos’. Afinal, o Sr. Dinis Aveiro era o pai do Cristiano Ronaldo. Sem”lamechices”, reafirmo que era um homem bom e “olheiro“. A “maralha” do C. F. Andorinha e C.S. Marítimo, do meu tempo, confirmam.

O autor escreve segundo a antiga ortografia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.