Portugal vai atingir 80% de energias renováveis na produção de eletricidade este ano, um ano mais cedo do que o previsto.
A antecipação da meta de 2026 para 2025 foi revelada hoje pela ministra do Ambiente e da Energia.
Apesar de não ter especificado, o facto de 2025 estar a ser um ano muito chuvoso deverá contribuir para o atingir da meta, com as centrais hídricas a produzirem mais. Ao mesmo tempo, nova potência solar fotovoltaica está a ser ligada à rede, também dando o seu contributo.
A governante destacou que o Governo está a preparar um plano nacional para armazenamento de energia que passa por aplicar mais bombagem nas barragens e também pelo uso de baterias, destacando que já foi fechado o concurso de 100 milhões para baterias.
Depois do apagão, é preciso ter “especial atenção à rede elétrica: os acontecimentos de 28 de abril vieram mostrar isto”, destacando “grande investimento necessário na rede elétrica”, incluindo na alta, média e baixa tensão, devido a “toda a eletrificação da sociedade”.
Apontando que a causa do apagão terá tido lugar no sul de Espanha, defendeu que o país precisa de estar “capacidade para reagir melhor a este tipo de evento, ter mais armazenamento e redes mais resilientes”, assim como “melhores interligações”, sublinhando que a Península Ibérica continua a ser uma “ilha” energética, disse durante uma intervenção na II Conferência de Energia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com