Portugal com 465 casos confirmados por Covid-19 e 9 mortes. Internamentos voltam a aumentar

Em relação à pressão sobre os hospitais, foram admitidas, nas últimas 24 horas, mais 10 pessoas em enfermaria e mais dois doentes em UCI.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 465 casos confirmados de Covid-19 e 9 mortes associadas à doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado, este domingo, pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Feitas as contas, o número total de infetados pelo vírus SARS-CoV-2 subiu para mais de 1,07 milhões (1.079.806 contágios) e o número oficial de vítimas mortais ultrapassa as 18 mil (18.097 óbitos).

Em relação à pressão sobre os hospitais, segundo as autoridades de saúde, existem atualmente 295 pessoas internadas (mais 10) das quais 61 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (mais dois).

Quanto à matriz de risco, que mantém os dados desta sexta-feira, o nível de incidência é de 84,2 casos por 100 mil habitantes a nível nacional e de 84,4 no continente. Quando ao Rt este é de 1 tanto a nível nacional como no continente.

À semelhança do que tem vindo a acontecer, a maioria das novas infeções foram registadas nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Norte (166 e 114, respetivamente), elevando o total de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, nestas zonas do país, para 476.033 e 413.382, pela mesma ordem. Morreram três pessoas em LVT e uma no Norte.

Segue-se o Centro, com 94 novos casos e uma morte, Alentejo (26 casos e três mortes) e o Algarve (41 casos e uma morte) A Região Autónoma dos Açores teve mais 17 diagnósticos nas últimas 24 horas. Por sua vez, quanto à Região Autónoma da Madeira conta um total sete novos casos.

O número de recuperados da doença subiu para 1.031.400, depois de mais 258 utentes terem alta. Já os contactos em vigilância caíram para 21.396, menos 234 do que na quarta-feira. Ao contrário do que se tem verificado, os casos ativos aumentaram: são hoje mais 198 para um total de 30.309.

Notícia atualizada às 14h10

Recomendadas

Marques Mendes: “Comissão Técnica vai dar parecer positivo à vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos”

“A Comissão Técnica de Vacinação esteve reunida esta tarde e nas próximas horas será conhecida a sua posição. A recomendação global é para que avance a vacinação das crianças destas idades com uma dose mais pequena, uma dose pediátrica”, realçou o comentador.

DGS recomenda uso de máscaras em bares e discotecas sempre que possível

Em resposta a uma pergunta enviada pela Agência Lusa, a DGS esclareceu que na orientação que define as regras aplicáveis a bares e discotecas, apenas prevê a utilização obrigatória de máscara pelos respetivos trabalhadores, mas “recomenda a utilização de máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica na comunidade, em todos os espaços interiores, sempre que possível (designadamente, no caso concreto, quando os respetivos utilizadores não se encontrem a dançar ou a beber)”.

Covid-19: Madeira prevê começar a vacinar crianças no próximo dia 14

“As vacinas [destinadas a vacinar crianças] chegam a 13 de dezembro, uma semana antes do previsto”, disse Pedro Ramos em conferência de imprensa destinada a fazer o balanço da situação epidemiológica da covid-19 na Madeira.
Comentários