Portugal já ultrapassou a marca de dois milhões de testes efetuados à Covid-19, anuncia primeiro-ministro

Em virtude do investimento que vai ser realizado nas próximas semanas no SNS, vai ser possível que Portugal possa realizar 21 mil testes por dia, anunciou ainda o primeiro-ministro.

John Thys/EPA

António Costa enalteceu esta quinta-feira a capacidade de testagem à Covid-19 no SNS, realçando que Portugal já ultrapassou a barreira de dois milhões de testes realizados à Covid-10 e que em breve, e devido ao investimento efetuado no SNS, vai ser possível fazer 21 mil testes por dia.

“Portugal já ultrapassou a barreira de dois milhões de testes realizados à Covid-19, até 6 de setembro o número de testes efetuados foi de 2 milhões 186 mil testes, sendo que no dia 8 de setembro foi batido um recorde de testes efetuados que atingiu um total de 20.527 testes”, realçou o primeiro-ministro em conferência de imprensa.

Para o primeiro-ministro, Portugal “tem vindo a aumentar a sua capacidade de testagem e é possível concluir que o crescimento de novos casos é também resultante da nossa capacidade de fazer testes. Quanto mais testarmos, mais rapidamente conseguimos conter a transmissibilidade”.

Em virtude do investimento que vai ser realizado nas próximas semanas no SNS, vai ser possível que Portugal possa realizar 21 mil testes por dia, anunciou ainda o primeiro-ministro.

Portugal continental vai ficar em estado de contingência a partir do próximo dia 15 de setembro. A decisão foi anunciada a 30 de agosto pelo Governo, após reunião do Conselho de Ministros, e tem como objetivo preparar o regresso às aulas e o retorno de muitos portugueses ao local de trabalho, “alguns dos quais depois de terem estado muitos meses em teletrabalho”.

Relacionadas

António Costa: “Tem havido um crescimento de novos casos desde o início de agosto”

Para António Costa, “tem-se vindo a verificar o constante aumento de novos casos desde o início de maio, ou seja desde o final da fase de confinamento. se olharmos para o indicador do risco de transmissibilidade nunca nos afastamos de 1%”.

Stayaway Covid com 735 mil downloads. Costa defende uso da aplicação digital

O Estado de Contingência vai vigorar a partir de 15 de setembro. António Costa defende uso da aplicação de rastreio no regresso às aulas e ao trabalho.
Recomendadas

INEM tem 18 profissionais infetados com Covid-19 e 39 de quarentena

Num boletim hoje divulgado, o Instituto Nacional de Emergência Médica avança que, a 22 de novembro, estavam 18 trabalhadores infetados, 38 em isolamento profilático e 16 profissionais estavam sob vigilância da Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (CCIRA) do INEM, sendo o registo mais elevado desde o início da pandemia.

CGTP reconhece avanços no OE mas acusa PS de “manter intocáveis interesses do grande capital”

Para a Intersindical, “a situação que atravessamos, resultado de décadas de política de direita agravadas pela Covid-19, carece de uma resposta articulada, abrangente e que rompa com as causas que estão na origem dos constrangimentos estruturais com que o país se debate”.

Brexit: Portugueses falharam quase oito mil candidaturas à residência no Reino Unido

Das 296.850 candidaturas de cidadãos portuguesas processadas até ao final de setembro, 7.780 foram consideradas inválidas (3.610 ), retiradas ou anuladas (3.370) ou recusadas (800), o que corresponde a 2,6%, acima da média geral.
Comentários