Portugal já ultrapassou a marca de dois milhões de testes efetuados à Covid-19, anuncia primeiro-ministro

Em virtude do investimento que vai ser realizado nas próximas semanas no SNS, vai ser possível que Portugal possa realizar 21 mil testes por dia, anunciou ainda o primeiro-ministro.

John Thys/EPA

António Costa enalteceu esta quinta-feira a capacidade de testagem à Covid-19 no SNS, realçando que Portugal já ultrapassou a barreira de dois milhões de testes realizados à Covid-10 e que em breve, e devido ao investimento efetuado no SNS, vai ser possível fazer 21 mil testes por dia.

“Portugal já ultrapassou a barreira de dois milhões de testes realizados à Covid-19, até 6 de setembro o número de testes efetuados foi de 2 milhões 186 mil testes, sendo que no dia 8 de setembro foi batido um recorde de testes efetuados que atingiu um total de 20.527 testes”, realçou o primeiro-ministro em conferência de imprensa.

Para o primeiro-ministro, Portugal “tem vindo a aumentar a sua capacidade de testagem e é possível concluir que o crescimento de novos casos é também resultante da nossa capacidade de fazer testes. Quanto mais testarmos, mais rapidamente conseguimos conter a transmissibilidade”.

Em virtude do investimento que vai ser realizado nas próximas semanas no SNS, vai ser possível que Portugal possa realizar 21 mil testes por dia, anunciou ainda o primeiro-ministro.

Portugal continental vai ficar em estado de contingência a partir do próximo dia 15 de setembro. A decisão foi anunciada a 30 de agosto pelo Governo, após reunião do Conselho de Ministros, e tem como objetivo preparar o regresso às aulas e o retorno de muitos portugueses ao local de trabalho, “alguns dos quais depois de terem estado muitos meses em teletrabalho”.

Relacionadas

António Costa: “Tem havido um crescimento de novos casos desde o início de agosto”

Para António Costa, “tem-se vindo a verificar o constante aumento de novos casos desde o início de maio, ou seja desde o final da fase de confinamento. se olharmos para o indicador do risco de transmissibilidade nunca nos afastamos de 1%”.

Stayaway Covid com 735 mil downloads. Costa defende uso da aplicação digital

O Estado de Contingência vai vigorar a partir de 15 de setembro. António Costa defende uso da aplicação de rastreio no regresso às aulas e ao trabalho.
Recomendadas

Marcelo promulga diploma sobre acesso às praias mas alerta para novo regime sancionatório

O Presidente da República promulgou esta sexta-feira o diploma que regula o acesso e a ocupação das praias durante a época balnear deste ano, no contexto da pandemia da Covid-19, alertando para a aplicação prática do novo regime sancionatório.

Covid-19: PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre voos entre Reino Unido e Portugal

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o deputado do PSD Cristóvão Norte lembrou que “a 7 de maio, o Reino Unido levantou as restrições a viagens não essenciais para Portugal”, colocando o país, “por razões epidemiológicas, na lista verde e, desse modo, “permitindo a retoma da atividade turística”.

Covid-19: Viagens não essenciais para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

A decisão governamental será tomada hoje, disse à Lusa fonte do gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Comentários