[weglot_switcher]

Portugal pode chegar às três mil novas infeções por dia, alerta Marta Temido

“Os modelos disponíveis apontam para um crescimento que pode situar-se perto dos três mil casos de infeção por Covid-19 em Portugal se não tivermos o cuidado necessário”, avisou a governante em conferência de imprensa.
  • António Cotrim / Lusa
14 Outubro 2020, 17h08

Portugal pode chegar aos três mil novos casos de infeção por Covid-19, alertou esta quarta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa conjunta na Direção-Geral de Saúde.

“Os modelos disponíveis apontam para um crescimento que pode situar-se perto dos três mil casos de infeção por Covid-19 em Portugal se não tivermos o cuidado necessário”, avisou a governante.

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quarta-feira, à saída da reunião do Conselho de Ministros, que foi decidido elevar o nível de alerta para Estado de Calamidade para todo o território nacional. Esta medida, esclareceu António Costa, decorre da evolução da pandemia em Portugal, situação que o primeiro-ministro classificou como “grave”.

Relativamente à passagem do Estado de Contingência para o Estado de Calamidade, António Costa justificou esta situação como a possibilidade habilitar o Governo a “poder adotar sempre que necessário as medidas que se justifiquem para conter a pandemia, desde as restrições de circulação a outras medidas que se venham a tornar justificadas”.

Para o primeiro-ministro, “é essencial que salvaguardar a capacidade do SNS em responder aos doentes Covid e a toda a atividade assistencial não Covid” mas também que se “prossiga sem incidentes as atividades letivas”, assim como “evitar medidas que contribuam para aprofundar medidas que ameaçam emprego e o rendimento das famílias”.

Portugal conta com um total de 91.193 casos confirmados da Covid-19, mais 2.072 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quarta-feira, 14 de outubro. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 2.117, registando-se mais sete vítimas mortais nas últimas 24 horas.

A DGS revela que atualmente existem 34.661 casos registados no Norte (mais 1.001), 7.348 no Centro (mais 273), 44.778  em Lisboa e Vale do Tejo (mais 802), 2.067 no Algarve (mais 42), 305 casos na Região Autónoma dos Açores (mais cinco), 300 na Região Autónoma da Madeira (mais três) e 1.724 casos no Alentejo (mais 47).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.