[weglot_switcher]

Portugal soma 15 milhões de testes realizados à Covid-19 desde o inicio da pandemia

O mês de julho correspondeu ao período em que foram realizados mais testes. De acordo com a nota do Ministério da Saúde divulgada esta quarta-feira, foram realizados, em média, cerca de 64 mil testes por dia até ao dia 26 de julho de 2021, o que corresponde ao valor mais elevado desde março de 2020.
  • Eduardo Lopes/Lusa
28 Julho 2021, 19h14

Portugal realizou mais de 15 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que o mês de julho deste ano foi o período em que se realizaram mais diagnósticos, 11,1% do total. O Governo adianta que estes dados não incluem os autotestes.

De acordo com a  nota do Ministério da Saúde divulgada esta quarta-feira, foram realizados, em média, cerca de 64 mil testes por dia até ao dia 26 de julho de 2021, o que corresponde ao valor mais elevado desde março de 2020.

Em 2021, foram realizados, até ao momento, mais de 60% da totalidade dos testes de diagnóstico desde o início da pandemia, com os meses de abril, maio, junho e julho (até 26 de julho) a concentrarem cerca de 40% do número total de testes efetuados.

De 1 a 26 de julho, realizaram-se, em território nacional, cerca de 1,66 milhões de testes de diagnóstico, incluindo mais de 740 mil testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

Do total de testes realizados desde o início da pandemia, 32,2% foram feitos no Serviço Nacional de Saúde, 58,5% nos privados e 9,3% na academia/outros.

No que diz respeito ao tipo de testes, realizaram-se cerca de 11,9 milhões de testes RT-PCR e aproximadamente 3,1 milhões de TRAg de uso profissional.

Este aumento da testagem em Portugal assenta no plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal que tem três eixos de intervenção: testagem dirigida, testagem programada e testagem generalizada.

O plano de testagem, tal como adianta o comunicado, “vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à imprescindibilidade da testagem para a deteção precoce de casos de infeção e para a identificação e isolamento dos seus contactos”, possibilitando um controlo eficiente das cadeias de transmissão, e dá continuidade a um vasto programa de testagem, massiva e sistemática, alinhado com a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.