[weglot_switcher]

Portugal tem pelo menos 72 concelhos com risco “muito elevado” de infeção pelo novo coronavírus

Conta o semanário “Expresso” que apesar das medidas aplicadas a Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras (onde, entre outras condicionantes, os cidadãos estão obrigados ao dever de permanência do domicílio), existem concelhos limítrofes que poderão merecer as atenções das autoridades sanitárias nos próximos dias, tendo em cálculo de infeções efetuado pelo “Expresso” a partir dos boletins epidemiológicos da DGS.
  • JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
24 Outubro 2020, 08h46

Portugal apresenta pelo menos 72 concelhos com risco “muito elevado” de infeção pelo novo coronavírus, avança este sábado o jornal “Expresso”.

Conta o semanário que apesar das medidas aplicadas a Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras (onde, entre outras condicionantes, os cidadãos estão obrigados ao dever de permanência do domicílio), existem concelhos limítrofes que poderão merecer as atenções das autoridades sanitárias nos próximos dias, tendo em cálculo de infeções efetuado pelo “Expresso” a partir dos boletins epidemiológicos da DGS.

Marta Temido foi confrontada na conferência de imprensa desta sexta-feira sobre a probabilidade de estender as medidas aplicadas esta quinta-feira aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, sobretudo a concelhos da região limítrofes na região Norte.

“Relativamente à avaliação da situação epidemiológica, temos concelhos que merecem maior preocupação e esses são concelhos limítrofes aos que foram visados esta quinta feira. A movimentação de pessoas e a confluência geográfica são fatores que agravam o risco, estamos a avaliar”, referiu Marta Temido.

Relata o “Expresso”, de acordo com cálculos efetuados a partir dos boletins da DGS, que os municípios contíguos de Paredes ou Penafiel, além de Bragança, Porto ou Lisboa, “estão entre os concelhos com maior incidência entre 5 e 19 de outubro.

O Governo decidiu esta quinta-feira, em Conselho de Ministros que os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira irão estar sujeitos a limitações a partir das 00h00 de 23 de outubro, tal como aconteceu anteriormente com as 19 freguesias de Lisboa, em virtude da evolução da situação pandémica nestes territórios, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva

“Para Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, foram aprovados o dever de permanência no domicílio com exceção de um conjunto de atividades à semelhança do que já tinha acontecido no passado para as 19 freguesias de Lisboa: trabalhar, frequentar a escola e outras atividades”, começou por referiu a governante.

Na conferência de imprensa de quinta-feira, Marta Temido justificou esta decisão pelo número de novos casos por cada 100 mil habitantes que estão a ser detetados particularmente nestes concelhos sobretudo nos últimos 7 dias conjugado com a velocidade de crescimento da doença. “Foi necessário tomar medidas adicionais para promover a redução de contactos”, justificou a ministra da Saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.