[weglot_switcher]

Preços das casas em Portugal registam subida de 14,7%

A subida registada no terceiro trimestre está em linha com os níveis de crescimento da habitação nos últimos dois anos.
25 Outubro 2019, 10h23

O preço da venda das casas em Portugal registaram um aumento de 14,7% em termos homólogos no terceiro trimestre de 2019, de acordo com os dados do Índice de Preços da Confidencial Imobiliário, revelados esta sexta-feira, 25 de outubro.

Esta percentagem representa uma ligeira desaceleração face ao trimestre anterior. No segundo trimestre, a subida homóloga dos preços fixou-se nos 14,8%, recuando 1,1 pontos percentuais face aos 15,9% atingidos no final do primeiro trimestre de 2019.

Contudo, e apesar desta ligeira descida no terceiro trimestre, quer a subida homóloga quer a trimestral estão em linha com os níveis de crescimento da habitação nos últimos dois anos. Neste período, o preço da venda das casas verificou subidas quase sempre na ordem dos 15% em termos homólogos e acima dos 3,0% em termos trimestrais.

Em setembro de 2018, os preços já estavam 10,6% acima dos níveis pré-crise (2007). No final de setembro de 2019, essa recuperação é já de 26,9%.

“Os dados do índice relativos ao segundo trimestre mostram que a dinâmica de valorização tem sido cada vez menor em Lisboa (que teve uma valorização de 9,6% nessa altura), sendo agora liderada por outras cidades nessa região e no Porto”, afirma Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.