[weglot_switcher]

Vacinação contra a gripe: primeira fase arranca a 28 de setembro e vai incluir idosos, profissionais de saúde e grávidas

A primeira fase de vacinação contra a gripe vai começar no dia 28 de setembro e vai priorizar os idosos residentes em lares, os profissionais de saúde e as grávidas. A segunda fase arranca a 19 de outubro.
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
18 Setembro 2020, 16h16

A Direção-Geral de Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a primeira fase de vacinação contra a gripe vai começar no dia 28 de setembro e vai priorizar os idosos residentes em lares, os profissionais de saúde que prestam serviços ao público e as grávidas. A primeira fase vai contar com cerca de 350 mil doses.

Segundo Graça Freitas, foram adquiridas mais de dois milhões de doses que vieram de duas empresas distintas, “sendo que ambos os fármacos têm a mesma composição”. Uma das firmas antecipou a entrega da encomenda e forneceu 150 mil doses às administrações regionais de saúde, aos Açores e Madeira.

“Vamos receber uma nova tranche nos próximos dias para as cinco administrações regionais, para os Açores e Madeira e unidade locais de saúde”, adiantou Graça Freitas, durante a conferência de imprensa diária sobre o impacto da Covid-19 no país. “Isso vai-nos permitir antecipar a vacinação. Vamos começar a vacinar mais cedo mas suficientemente perto do período da gripe para que a vacina tenha efeito”, referiu.

Assim, a primeira fase da vacinação vai começar dia 28 de setembro para os residentes em estruturas  para idosos, “que tenham risco acrescido, não só pela idade, mas pelas suas doenças e estado de confinamento”, acrescentou, referindo ainda que os profissionais de saúde e grávidas estão incluídas na vacinação desta primeira fase.

A segunda fase arranca a 19 de outubro e vai incluir outros grupos de risco, nomeadamente as pessoas com mais de 65 anos e aqueles com doenças crónicas.

“Queremos vacinar o mais rápido possível e queremos ampliar os pontos de vacinação onde qualquer pessoa se possa dirigir e vacinar se estiver abrangida pelos grupos de risco”, explicou a responsável.

DGS e Santuário de Fátima reúnem-se na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 21 de setembro, a Direção Geral de Saúde (DGS) e o Santuário de Fátima vão-se reunir para desenhar um plano “que não ponha em risco a saúde pública daquilo que seria expectável”, explicou. Dessa reunião sairá “um plano de acção em relação ao dia 13 de outubro”, acrescentou.

“Temos toda a confiança que a solução que surja dessa reunião seja o mais seguro para a população do país”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.