[weglot_switcher]

Putin congratula “querido amigo” Erdogan pela vitória

Putin elogiou os esforços de Erdogan no sentido de “conduzir uma política externa independente”.
29 Maio 2023, 15h39

O presidente russo, Vladimir Putin, está entre os líderes que deram os parabenizaram Erdogan pela vitória, esta segunda-feira, classificando-o como “querido amigo” do Kremlin.

No domingo a Turquia votou a favor de mais cinco anos de liderança de Recep Tayyip Erdogan, que entra agora na sua terceira década no poder.
Putin, na mensagem de parabéns, elogiou os esforços de Erdogan no sentido de “conduzir uma política externa independente”. “Apreciamos muito a contribuição pessoal para o fortalecimento das relações amigáveis ​​russo-turcas e cooperação mutuamente benéfica em várias áreas”.
A eleição histórica da Turquia é altamente importante para a população de 85 milhões, em termos do futuro da democracia, economia e relações exteriores do país. Mas também é profundamente significativo para muitas partes do mundo além das fronteiras da Turquia.
“A Turquia é um aliado vital da NATO para os Estados Unidos e para os outros parceiros da NATO”, disse David Satterfield, ex-embaixador dos EUA na Turquia.
A Turquia é membro da NATO desde 1952, possui o segundo maior exército da aliança depois dos EUA e abriga uma importante base aérea usada pelas forças da NATO.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.