Quase 50% da população em Portugal com a vacinação contra a Covid-19 completa

O relatório de vacinação nota que 99% da população com mais de 65 anos já tem pelo menos uma dose da vacina. Nas pessoas com mais de 80 anos 95% têm a vacinação completa, bem como 91% da faixa etária entre os 65 e os 79 anos.

Desde o arranque do processo de vacinação a 27 de dezembro, Portugal soma hoje 47% da população com a vacinação completa, cerca de 4,8 milhões de pessoas de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Com uma toma, registam-se mais de 6,5 milhões de pessoas, ou seja, 64% da população.

A faixa etária dos 65 aos mais de 80 anos é a que regista maior imunidade, com 99% com pelo menos uma toma da vacina, ou seja, mais de 2,2 milhões de pessoas Entre os 65 e os 79 anos, 91% (1,4 milhões) já tem a vacinação completa. Esse valor sobre para 95% (649 mil pessoas) quando se analisa a vacinação completa entre os idosos com mais de 80 anos. Entre os 50 e os 65 anos, 92% recebeu pelo menos uma dose, enquanto que 77% já completou a vacinação.

Entre os 25 e 49 anos, um grupo que viu o processo de vacinação acelerar nas últimas semanas, 66% já recebeu a primeira toma da vacina enquanto que 30% já concluiu este processo.

O valor continua a diminuir quando se verifica o ritmo de vacinação entre os 18 e os 24 anos — 11% com a primeira toma, 6% com as duas —  e entre aqueles que têm menos que 17 anos (e que deverão começar a ser vacinados já em agosto) — 3.570 com a primeira dose e 2.371 com a segunda.

O Alentejo continua a ser a região do país com mais pessoas vacinadas (66% com uma dose, 54% com as duas) embora não seja por muito: Lisboa e Vale do Tejo, a região menos vacinada a nível nacional, já começa a recuperar, estando agora com 62% da população com uma dose e 46% com as duas tomas. A par e passo com o Alentejo, surge o Centro com 66% da população com uma toma e 51% com as duas, seguindo-lhe o Norte com 46% da população vacinada e 65% com uma dose. No Algarve, 64% da população já tem uma vacina e 46% já concluiu a vacinação.

Nas regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, estão vacinadas 49% e 45% da população, respetiva, enquanto que aguardam pela segunda dose 58% e 63% da população, pela mesma ordem.

Recomendadas

Sindicatos reúnem-se com Governo para debater insolvência da Groundforce

A reunião, por videoconferência, deverá contar com a maioria das estruturas sindicais representadas na empresa, conta com a presença do secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Mendes, e tem como objetivo informar os trabalhadores sobre o processo. 

Ilha de Santo Antão lidera cobertura da vacinação em Cabo Verde

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e representantes de partidos políticos apelaram na segunda-feira à adesão da população à campanha de vacinação contra a covid-19, sobretudo na ilha de Santiago, onde o processo está mais atrasado.

Jovens saudáveis dos 12 aos 15 anos têm que esperar por ‘task force’ para vacinação

A DGS determina que as crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica estão entre as que devem ser vacinadas prioritariamente contra a covid-19.
Comentários