[weglot_switcher]

Ramalho Eanes: “hoje vamos fazer pedagogia democrática eleitoral. Amanhã, depois dos resultados, vamos refletir”

O antigo Presidente da República defendeu que hoje é dia para fazer pedagogia eleitoral e amanhã, talvez, sim uma reflexão sobre os níveis de abstenção caso se venham a atingir números nunca antes vistos, como se prevê.
24 Janeiro 2021, 13h14

O antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, que votou esta manhã, disse aos jornalistas que hoje não é dia para reflexões, para apresentar soluções que combatam a abstenção, isso deverá ser feito amanhã.

“Hoje vamos votar e mobilizar os nosso conhecidos e familiares para votarem. Hoje vamos fazer uma pedagogia democrática eleitoral. Amanhã, depois dos resultados, vamos refletir, devemos refletir para ver porque é que foram aqueles resultados que aconteceram, o que significam e quais as medidas que devemos adotar para que, sendo, como se admite, maus, possamos tomar medidas que evitam no futuro a repetição de situações destas”

A abstenção poderá atingir números nunca antes vistos, o que poderá levar a uma segunda volta, de muito mais difícil mobilização.

Todos os estudos de opinião apontam para níveis muito elevados de abstenção, sobretudo devido ao facto de estarmos em pandemia, mas também porque se tarata de uma reeleição que, por norma, mobiliza menos eleitores.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.