A REN – Redes Energéticas Nacionais SGPS anunciou a aquisição de portfólio de ativos de transmissão elétrica no Chile
A sua subsidiária Empresa de Transmisión Eléctrica Transemel (Transemel) adquiriu, esta segunda-feira um portfólio de ativos de transmissão de eletricidade no Chile à MLP Transmisión, empresa controlada pelo grupo Antofagasta Plc, pelo montante de 67,5 milhões de dólares norte-americanos (57,56 milhões de euros).
A aquisição será integralmente financiada através de dívida externa.
O portfólio, localizado na região centro-norte do Chile, inclui aproximadamente 144 Kms de linhas de transmissão. Os ativos foram desenvolvidos para apoiar a operação mineira da Minera Los Pelambres, uma das maiores minas de cobre do mundo, controlada pelo grupo Antofagasta Plc, um dos maiores produtores de cobre a nível global, revela a REN em comunicado à CMVM.
Com esta aquisição, a Transemel, subsidiária chilena da REN a operar no setor de transmissão de eletricidade, passa a operar cerca de 423 Kms de linhas de transmissão e cinco subestações.
“A transação enquadra-se no plano estratégico da REN que prevê, em complemento à estratégia de crescimento orgânico no Chile, a execução de aquisições pontuais de ativos em operação, com uma dimensão adequada e um perfil de risco e de retorno alinhado com os princípios de investimento prudente da REN e dentro da sua área de competência técnica”, refere a empresa.
Esta aquisição foi realizada “em conformidade com a disciplina financeira que orienta a atividade da REN, assegurando uma rentabilidade sustentada e a preservação de métricas de crédito compatíveis com a manutenção do rating investment grade”.
As infraestruturas foram recentemente reclassificadas como ativos regulados no âmbito do processo de revisão tarifária para o período 2024-2027.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com