[weglot_switcher]

Segurança Social paga esta terça-feira complemento de 15 euros ao abono de família (com áudio)

Atenção, beneficiários do abono de família. A Segurança Social paga amanhã a primeira tranche do apoio extraordinário de 15 euros mensais desenhado contra a inflação.
15 Maio 2023, 09h17

A Segurança Social vai pagar pela primeira vez esta terça-feira, dia 16 de abril, o complemento extraordinário do abono de família. Em causa está um apoio de 15 euros mensais por criança ou jovem, que abrange todos os beneficiários do abono de família até ao quarto escalão, sendo esta uma das medidas desenhadas pelo Governo para ajudar os portugueses a enfrentarem a inflação.

“O primeiro pagamento do complemento extraordinário de 15 euros mensais por cada criança ou jovem é realizado no próximo dia 16 de maio, a todos os beneficiários do abono de família até ao quarto escalão”, indica uma nota publicada pela Segurança Social, no seu site.

O pagamento será feito, convém explicar, juntamente com o abono de família e não será de apenas 15 euros, mas de 45 euros. Isto porque é referente a todo o primeiro trimestre. Logo, o valor mensal (os tais 15 euros) tem de ser triplicado.

O próximo pagamento, que será referente ao período de abril a junho, será pago em junho e também será no valor de 45 euros. O seguinte ocorrerá em agosto, por referência ao terceiro trimestre. E o último será feito em novembro, explica a Segurança Social.

Contas feitas, no conjunto do ano, estas famílias receberão 180 euros de apoio extraordinário. “A majoração mensal, no valor de 15 euros mensais por criança, vai abranger mais de 1,1 milhões de crianças e jovens”, é sublinhado na referida nota.

Estes pagamentos são feitos através de transferência bancária, pelo que as famílias têm de ter o IBAN registado na Segurança Social. Pode atualizar essa informação online, no menu “Perfil” da Segurança Social Direta, escolhendo a opção “Conta Bancária”.

Este apoio faz parte do pacote mais recente de respostas à inflação anunciado pelo Governo, do qual consta também a redução do IVA para 0% nos bens essenciais e uma ajuda de 30 euros para as famílias mais vulneráveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.