Chama-se Vision E e é o primeiro concept car da Skoda. Este crossover elétrico acaba de ser apresentado em Xangai e tem como objetivo apresentar um olhar sobre o futuro da marca e uma perspetiva sobre a eletromobilidade. De estilo futurista e linhas que não escondem a proximidade com o I.D. Crozz, que a Volkswagen apresentou no mesmo certame, o Vision E tem no espaço generoso, nos sistemas de assistência e nos serviços Skoda Connect os seus maiores destaques. Com um comprimento de 4688 mm, largura de 1924 mm e altura de 1591 mm, projeções curtas e distância entre eixos de 2850 mm, os designers checos deram-lhe um interior espaçoso, onde o típico banco elevado dos SUV combina com a silhueta dinâmica e a linha de tejadilho inclinada, ao estilo de um coupé. A ausência dos pilares B marca as alterais, tal como a faixa de iluminação LED que percorre a totalidade da secção dianteira e os finos faróis triangulares com visual cristalino e tecnologia Matrix LED. Com portas antagónicas, o Vision E não tem retrovisores, antes várias câmaras monitorizam constantemente a situação do trânsito.
A chegada ao mercado está prevista para 2025, altura em que a marca checa lançará cinco modelos totalmente elétricos, além de veículos híbridos plug-in, esperando que 25% das suas vendas provenham destas novas motorizações. Destaque também para vários elementos cristalinos de design, como as laterais e os faróis, a aludir à arte do cristal da Boémia, filosofia que já valeu à marca dois prémios Red Dot.
Tal como acontece com o seu “primo” Crozz, o Vision E é animado por dois motores elétricos, um por eixo, e oferece uma potência de 300 cv. A autonomia também é a mesma: 500 km, extraídos das baterias de iões de lítio, a que se junta um sistema inteligente de recuperação de energia da travagem. A velocidade máxima é de 180 km/h e o recarregamento das baterias é feito por indução, conseguindo-se um carregamento de 80% da capacidade em 30 minutos.
Desenvolvido com base na plataforma modular MEB do Grupo VW, o Vision E cumpre os requisitos do nível 3 de automação. Do pacote fazem parte o sistema Traffic Jam Assist, o sistema automático para condução em autoestrada e ainda o de estacionamento automático. A tecnologia não termina aqui e este modelo oferece ainda HMI digital; controlo por gestos; controlo de voz; “Eye Tracking” (acompanhamento visual); sistema de deteção de fadiga do condutor e monitor de frequência cardíaca. No capítulo da conectividade, destaque para o ecrã tátil capacitivo no design em vidro da Skoda e para a ligação Wi-Fi integrada e módulo LTE.
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