Os resultados preliminares dos ensaios em humanos da potencial vacina russa contra o Covid-19 devem incluir dados de cinco mil a dez mil participantes, informou, esta terça-feira Denis Logunov, diretor do Instituto Gamaleya, que está a desenvolver a candidata a vacina.
Segundo a notícia avançada pela “Reuters”, o plano da Rússia de publicar os dados preliminares sobre a Sputnik V já em novembro deve tornar o país um dos primeiros a partilhar quaisquer dados sobre os estágios finais dos ensaios, conhecidos como Fase III, mas também o colocará em conflito com concorrentes.
https://jornaleconomico.pt/noticias/respostas-rapidas-o-que-ja-se-sabe-sobre-a-primeira-vacina-contra-a-covid-19-a-sputnik-v-624266
O teste da Sputnik V, que envolveu 40 mil voluntários, está em andamento em Moscovo desde o início de setembro. Os resultados provisórios, quando publicados, serão baseados nos primeiros 42 dias de monitorização dos participantes.
Duas dúzias de clínicas em Moscovo entraram na corrida para administrar a vacina a voluntários, mas apenas cerca de 16 mil pessoas receberam a primeira dose de duas doses da vacina até agora. Há então uma espera de 21 dias até que a segunda dose possa ser administrada.
Para cumprir a meta de novembro, os resultados provisórios terão de ser baseados num conjunto de dados limitado — entre cinco mil e dez mil pessoas — por causa dos desafios logísticos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com