[weglot_switcher]

“Sputnik V”. Primeiros resultados dos ensaios da vacina russa devem incluir dados de até 10 mil voluntários

Para cumprir a meta de novembro, os resultados provisórios terão de ser baseados num conjunto de dados limitados por causa dos desafios logísticos.
20 Outubro 2020, 13h23

Os resultados preliminares dos ensaios em humanos da potencial vacina russa contra o Covid-19 devem incluir dados de cinco mil a dez mil participantes, informou, esta terça-feira Denis Logunov, diretor do Instituto Gamaleya, que está a desenvolver a candidata a vacina.

Segundo a notícia avançada pela “Reuters”, o plano da Rússia de publicar os dados preliminares sobre a Sputnik V já em novembro deve tornar o país um dos primeiros a partilhar quaisquer dados sobre os estágios finais dos ensaios, conhecidos como Fase III, mas também o colocará em conflito com concorrentes.

https://jornaleconomico.pt/noticias/respostas-rapidas-o-que-ja-se-sabe-sobre-a-primeira-vacina-contra-a-covid-19-a-sputnik-v-624266

O teste da Sputnik V, que envolveu 40 mil voluntários, está em andamento em Moscovo desde o início de setembro. Os resultados provisórios, quando publicados, serão baseados nos primeiros 42 dias de monitorização dos participantes.

Duas dúzias de clínicas em Moscovo entraram na corrida para administrar a vacina a voluntários, mas apenas cerca de 16 mil pessoas receberam a primeira dose de duas doses da vacina até agora. Há então uma espera de 21 dias até que a segunda dose possa ser administrada.

Para cumprir a meta de novembro, os resultados provisórios terão de ser baseados num conjunto de dados limitado — entre cinco mil e dez mil pessoas — por causa dos desafios logísticos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.