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Turismo de Portugal lança selo ‘Clean & Safe’ para empresas do setor

O selo pode ser requisitado pela empresas do setor turístico que possuem registo junto da Autoridade Turística Nacional, desde empreendimentos turísticos a empresas de animação turística ou agências de viagens, por exemplo.
24 Abril 2020, 14h56

O Turismo de Portugal criou um selo para distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções, reforçando, assim, a confiança do turista no destino nacional e preparando a retoma do setor.

O selo, designado, ‘Clean & Safe’, pode ser requisitado pela empresas do setor turístico que possuem registo junto da Autoridade Turística Nacional, desde empreendimentos turísticos a empresas de animação turística ou agências de viagens, por exemplo.

“Este reconhecimento tem a validade de um ano, é gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas”, explica um comunicado do Turismo de Portugal.

O selo ‘Clean & Safe’ pode ser obtido ‘online’, a partir de hoje, dia 24 de abril, nas plataformas digitais do Turismo de Portugal: RNET (Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos), RNAAT (Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística) e RNAVT (Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo) e estará sempre associado ao número de registo da entidade.

“Depois de submetida a ‘Declaração de Compromisso’ por parte das empresas, estas podem utilizar o selo ‘Clean & Safe’, quer fisicamente nas suas instalações, quer na sua presença nas plataformas digitais”, assegura o Turismo de Portugal, avisando que “em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes”.

“Com esta medida, a Autoridade Turística Nacional pretende, não apenas transmitir às empresas informação sobre as medidas mínimas necessárias de higiene e limpeza dos estabelecimentos, como promover Portugal como destino seguro do ponto de vista de cuidados com a propagação do vírus, com uma atuação coordenada por parte de todas as empresas do setor e que se alargará brevemente a outras áreas de atividade conforme inúmeras manifestações de interesse”, conclui o comunicado do Turismo de Portugal.

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