[weglot_switcher]

UE poderá autorizar vacina Johnson & Johnson até meados de março

Caso a Agência Europeia do Medicamento autorize a distribuição da vacina, esta será a quarta aprovada no bloco dos 27 estados-membros da União Europeia, juntando-se à Pfizer/BioNTech, AstraZeneca e Moderna.
  • Pavlo Gonchar–SOPA Images/LightRocket/Getty Images
26 Fevereiro 2021, 14h58

A farmacêutica Johnson & Johnson pediu autorização à Agência Europeia do Medicamento para analisar a sua vacina contra a Covid-19, existindo a possibilidade da decisão chegar até meio do mês de março, revela a “Bloomberg”. A Johnson & Johnson recebeu esta semana autorização da Food & Drugs Administration para distribuir a sua vacina nos Estados Unidos.

Caso a Agência Europeia do Medicamento autorize a distribuição da vacina, esta será a quarta aprovada no bloco dos 27 estados-membros da União Europeia, juntando-se à Pfizer/BioNTech, AstraZeneca e Moderna. Por enquanto, sabe-se que a Irlanda já encomendou 2,2 milhões de doses à farmacêutica.

A Comissão Europeia estima que um carregamento com a vacina produzida pela Johnson & Johnson, que promete a inoculação através de uma única dose, chegue no início de abril, aumentando a disponibilização das vacinas. A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, confirmou que nos próximos meses deverão chegar mais vacinas ao território europeu.

A compra já efetuada pela União Europeia da vacina da Johnson & Johnson permitiu a aquisição de 200 milhões de vacinas, com a opção de uma compra extra de 200 milhões de vacinas, totalizando 400 milhões de doses.

Ursula von der Leyen admitiu que Bruxelas estará pronta a reconhecer a eficácia da vacina, e posterior autorização, quando a Agência Europeia do Medicamento emitir uma opinião científica positiva. Caso a vacina receba luz verde, cerca de 100 milhões de doses deverão ser entregues até ao próximo mês de junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.