A União Europeia (UE) vai receber mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer, em colaboração com a BioNTech. De acordo com o comunicado divulgado, esta segunda-feira, o bloco europeu deverá receberam cerca de 600 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 até ao final de 2021.
Segundo a nota, a aquisição foi feita ao brigo do contrato de compra antecipada assinado entre Bruxelas e as farmacêuticas a 17 de fevereiro de 2021. No início do ano, a Comissão Europeia (CE) propôs aos estados membros da UE “a compra de 200 milhões de doses adicionais da vacina contra a Covid-19 produzida pela BioNTech e pela Pfizer, com opção de aquisição de mais 100 milhões de doses”. Ou seja, foi proposto um acréscimo de até 300 milhões de doses, a serem entregues “a partir do segundo trimestre de 2021”.
“As 100 milhões de doses adicionais deste exercício opcional irão ajudar ainda mais a apoiar a aceleração das campanhas de vacinação em toda a UE. Agora pretendemos entregar um total de 600 milhões de doses para a UE este ano, o que cobre dois terços da população da UE e representa o maior acordo de fornecimento cumulativo para a Cominarty [a vacina] que foi feito até agora em todo o mundo “, cita o comunicado as declarações de Sean Marett, chefe de negócios e director comercial da BioNTech.
“Continuamos empenhados em avançar o mais rápido e com segurança possível para levar esta vacina a mais pessoas na Europa, visto que o vírus mortal continua a causar estragos em todo o continente”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, acrescentando que até ao momento foram cumpridos “todos os compromissos de fornecimento da vacina” com o bloco europeu.
No segundo trimestre, a dupla farmacêutica pretende entregar 250 milhões de doses para a União Europeia, um aumento de quatro vezes na quantidade acordada no primeiro trimestre.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com