A presidente da Comissão Europeia (CE) pediu desculpa a Itália pela ajuda tardia que a União Europeia ofereceu numa altura em que o país se preparava para enfrentar o pico da pandemia.
Durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, von der Leyen disse: “Sim, é verdade que ninguém estava verdadeiramente preparado para isto. Também é verdade muito não agiram a tempo quando Itália mais precisou no inicio. E sim, por isso, é apenas correto que a Europa peça as mais profundas desculpas”.
O pedido de desculpas chega semana depois do primeiro-ministro italiano ter respondido a uma carta aberta da presidente da CE, em que pedia uma Europa mais unida.
https://jornaleconomico.pt/noticias/giuseppe-conte-responde-a-von-der-leyen-ouco-ideias-que-nao-sao-dignas-da-europa-570963
“Mas pedir desculpas apenas conta se o comportamento mudar”, continuou. “A verdade é que não demorou muito tempo até todos percebemos que precisamos de nos proteger a todos para nos protegermos a nós mesmos”.
“E a verdade é que a Europa se tornou no epicentro da solidariedade. A verdadeira Europa está a erguer-se, uma que está lá para os outros quando mais precisarem”, sublinhou.
O ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu às declarações de von der Leyen no Facebook em que reconhecia o “ato da verdade” por trás do pedido de desculpas.
“A Presidente da Comissão da União Europeia, Ursula Von der Leyen, pediu desculpas hoje à Itália, admitindo que muitos países no início da pandemia não estiveram presentes quando precisámos de ajuda. As suas palavras são um importante ato de verdade, que faz bem para a Europa e para a nossa comunidade”, escreveu na rede social.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com