Vai pedir um crédito? Cinco factores que o banco avalia

Quando pede um crédito existem alguns factores que as instituições bancárias levam em consideração para decidir a concessão do mesmo.

Cofre no Banco de Portugal

Seja num crédito habitação, seja num crédito pessoal, existem critérios através dos quais as instituições bancárias avaliam os mesmos. Segundo o portal Compara Já, existem cinco factores importantes:

Idade

A idade é considerada um fator de risco e pesa na decisão do banco conceder um crédito. Alguém demasiado jovem levanta dúvidas à identidade bancária sobre a capacidade de cumprir os pagamentos, até por muitas vezes ainda se encontrar no primeiro emprego.

Taxa de esforço

A estabilidade financeira e profissional é avaliada pelas entidades bancárias, aumentando as probabilidades de ver um crédito concedido se demonstrar um percurso estável. É neste âmbito que é considerada a taxa de esforço, variando esta consoante o rendimento, os encargos e o montante solicitado.

Habitação própria

Este fator tem uma grande relevância na avaliação sobre a concessão de crédito, recordando o portal Compara Já, que ter um crédito habitação “passa a ser visto como tendo capacidade de pagamento das prestações e como sendo um indivíduo responsável”.

Histórico

As instituições bancárias confirmam histórico do cliente junto ao Banco de Portugal (BdP), para verificar se está incluído na “lista negra”, ou seja, se está em dever de incumprimento em algum outro empréstimo ou impedimentos legais.

Relação com o cliente

A relação do cliente com o banco é importante na medida que permite traçar um perfil do mesmo, conhecendo a tendência de cumprimento de pagamentos ou não dentro de prazos.

 

Ler mais
Recomendadas

Giancarlo Giorgetti: “Dívida dos bancos e novas regras bancárias da UE põem indústria sob pressão”

Em entrevista ao jornal italiano “Il Messaggero”, o vice-presidente do Conselho de Ministros do governo transalpino disse que o governo de Itália não deve ignorar os danos causados aos bancos pela subida das ‘yields’.

Fidelidade regista maior número de participação de sempre após tempestade Leslie

A seguradora criou uma unidade operacional móvel com o objetivo de “quantificar e avaliar os prejuízos sofridos com a maior rapidez e proximidade possível junto da população afetada, agilizando melhor os processos de indemnização”.

Multicare: valor de prémios anual atinge 270 milhões de euros em 2017

A marca também reforçou a liderança do mercado de seguros de saúde em Portugal, alcançando uma quota de mercado de 37%, em setembro último.
Comentários