[weglot_switcher]

Venn Foods. Startup das caixas para cozinhar refeições veganas desce do Porto até Lisboa

Os moradores de Lisboa e Setúbal passam a poder encomendar caixas com ingredientes de pratos à base de plantas. Não é como na Uber Eats ou na Glovo. Aqui o cliente só recebe à porta os alimentos e as receitas de que precisa.
22 Maio 2023, 17h43

A startup portuguesa Venn Foods, que se dedica a preparar e entregar caixas (boxes) de ingredientes para refeições veganas, chegou a Lisboa. A empresa do sector alimentar e tecnológico (foodtech) lança-se na capital, depois de ter começado no Porto em 2021 e expandido, entretanto, para as regiões de Braga e Aveiro.

A partir de agora, os moradores de Lisboa e Setúbal podem encomendar kits de refeições plant-based (à base de plantas), sendo que o preço por pessoa por refeição é de 4,15 euros (ingredientes e receitas) e a entrega é gratuita.

“Chegar a Lisboa é um passo fundamental na nossa estratégia de expansão de marca e, sobretudo, no nosso propósito de mudar a forma como as pessoas olham, compram e se envolvem com a indústria alimentar. Estamos muito entusiasmados por poder oferecer aos nossos clientes de Lisboa uma alternativa conveniente e inspiradora às compras de supermercado para as suas refeições feitas em casa”, admite o cofundador e CEO da Venn, Snider Rodrigues, em comunicado de imprensa.

A Venn Foods sintetiza a sua funcionalidade em quatro passos: primeiro, todas as semanas a empresa disponibiliza receitas, quer com sabores caseiros quer experiências gastronómicas internacionais; a seguir, o cliente pode escolher duas, três ou as quatro receitas e o número de refeições pretendidas de cada (personalizar a sua box da semana) e faz o pedido; depois disso, a equipa vai preparar a encomenda com os ingredientes necessários, alegadamente de forma sustentável com as dosagens certas e, por fim, é hora de pôr as mãos na “massa”. Ou seja, cozinhar a partir da encomenda que lhe chegará a casa.

Por exemplo, esta semana o cardápio conta com bifes de soja à moda coreana, noodles de massa Udon agridoces com a técnica de culinária asiática stir fry (fritura no wok), tofu com broa e massa tagliatelle de curgete ao estilo toscano. A preparação dos kits de receitas é feita em parceria com uma lista de mais de 30 fornecedores nacionais e regionais, tais como a Aparroz, a Biomit, a Quinoa Portuguesa e a Próvida.

Fundada no Porto em 2021, a Venn Foods está incubada na Incubada na UPTEC e diz que é a primeira empresa em Portugal a preparar e entregar kits veganos que, além da receita, incluem todos os ingredientes para a confeção das mesmas. Além dessas boxes para duas a quatro refeições, a startup também disponibiliza para entrega as “Venn MiniBoxes”, que são refeições individuais a partir de 3,33 euros por porção.

“Cada encomenda é preparada com muito respeito pelos ingredientes, de forma sustentável e nas dosagens certas para garantir receitas sem desperdício. Depois de recebido o kit, basta abrir a Venn Box e descobrir os diferentes aromas, cores e texturas. Em apenas seis passos, é possível cozinhar uma refeição equilibrada, saborosa, ética e sustentável”, realça a cofundadora e diretora criativa (Chief Creative Officer) da Venn, Monika Bloch.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.