#VermelhoEmBelém. Batom vermelho entra na campanha presidencial em resposta a André Ventura

Utilizadores do Twitter, homens e mulheres, uniram-se para apoiar a candidata bloquista perante os insultos proferidos por André Ventura, mostrando os lábios pintados de vermelho, à semelhança do batom usado por Marisa Matias, apelando ainda ao voto das presidenciais.

Cristina Bernardo

O candidato à Presidência da República e líder do Chega, André Ventura, proferiu diversos insultos aos restantes candidatos das presidenciais de 2021, mas foi o insulto ao batom vermelho de Marisa Matias que gerou uma onda de solidariedade nas redes sociais, à qual Ana Gomes também se juntou.

“Marisa Matias não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom vermelho, como se fosse uma coisa de brincar”, disse André Ventura numa ação de campanha.

A resposta não se fez esperar. Utilizadores do Twitter, homens e mulheres, uniram-se para repudiar as declarações onde a candidata bloquista foi visada, mostrando os lábios pintados de vermelho, à semelhança do batom usado por Marisa Matias, apelando ainda ao voto das presidenciais.

Num vídeo de 10 segundos em total silêncio, a candidata apoiada pelo PS surge a pintar os lábios de vermelho, com a legenda “#VermelhoemBelém”. Esta reação está a ser aplaudida pelos seus seguidores por “condenar comentários preconceituosos” sem dizer uma palavra. Em resposta ao vídeo, Marisa Matias agradeceu a solidariedade perante os comentários de Ventura.

Os deputados do Bloco de Esquerda presentes na Assembleia da República, Moisés Ferreira, Joana Mortágua, José Soeiro, Catarina Martins, Pedro Filipe Soares e Luís Monteiro também mostraram apoio à candidata que está a representar o partido na corrida à Presidência da República. “Ouvi dizer que o batom vermelho incomoda a extrema direita!”, escreveu o deputado Pedro Filipe Soares, mostrando-se de lábios vermelhos, enquanto Moisés Ferreira escreve que “parece que o machismo tem medo de batom vermelho”.

O deputado do PS e secretário-geral da Juventude Socialista, Miguel Costa Matos, também comentou o ataque de André Ventura a Marisa Matias, escrevendo no Twitter que “nenhum homem deve comentar as escolhas estéticas de uma mulher para a denegrir”, como o candidato do Chega fez no seu discurso em Portalegre, acrescentando que as escolhas estéticas de uma mulher também não devem ser usadas “para denegrir as suas ideias por associação”.

https://twitter.com/MigCMatos/status/1349859113585561605

Ler mais
Recomendadas

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que foram postos à venda

O ‘website’ do Lidl bloqueou, após terem sido colocados à venda os primeiros ‘kits’ destes testes que podem ser realizados em casa, enquanto na concorrente Aldi foi registada uma grande afluência de pessoas e os testes esgotaram em poucas horas.

Portugal volta a superar os mil casos diários de Covid-19

A DGS regista este sábado mais 26 mortes e 1.007 casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus. O número de pessoas internadas, tanto em enfermaria como em unidades de cuidados intensivos, voltou a cair. No entanto, a Madeira registou mais 288 infeções.

Madeira recebeu mais 8.500 vacinas

Mais 8.500 vacinas contra a Covid-19 chegaram na sexta-feira à Madeira, anunciou este sábado a Força Aérea Portuguesa, que assegurou o transporte.
Comentários