Vila Franca do Campo passa a concelho de Alto Risco às 00h00 de quinta-feira

O concelho de Vila Franca do Campo, em São Miguel, vai subir às 00:00 de quinta-feira para o nível de Alto Risco de contágio, uma medida antecipada pela Autoridade de Saúde tendo em conta a evolução de casos.

Ponta Delgada, Açores – 125 euros

“Metade dos casos novos de hoje em São Miguel são em Vila Franca, o que merece também uma atenção particular, o que fez com que a Autoridade Regional de Saúde determinasse antecipar as medidas de risco adequadas à situação do concelho para as 00:00 (01:00 em Lisboa) de quinta-feira”, afirmou hoje o secretário regional da Saúde, em declarações à agência Lusa.

Clélio Meneses falava à margem de uma visita ao Centro de Saúde da Ribeira Grande, integrada numa deslocação à ilha de São Miguel, no âmbito do Dia Mundial da Saúde.

De acordo com o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, o concelho de Vila Franca do Campo registou 24 casos nas últimas 24 horas, metade dos registados nos Açores (48), todos na ilha de São Miguel.

“Normalmente, à quinta-feira anunciamos medidas que entram em vigor às 00:00 de sábado, mas, tendo em conta a particular situação de Vila Franca e a necessidade de atuar de imediato naquele caso, excecionalmente determinámos antecipar estas medidas de Alto Risco que entram em vigor às 00:00 de quinta-feira”, explicou.

Estas medidas estarão em vigor até às 23:59 do dia 16 de abril (00:59 do dia 17 de abril em Lisboa), dependendo a sua continuidade do Boletim de Risco, que será publicado em 15 de abril, segundo o Governo Regional.

Assim, na ilha de São Miguel estão em nível de Muito Baixo Risco os concelhos da Lagoa, Povoação e Ribeira Grande. Em Médio Alto Risco está o concelho de Ponta Delgada e em Alto Risco o concelho do Nordeste. O concelho de Vila Franca do Campo entrará em Alto Risco às 00:00 de quinta-feira (01:00 de Lisboa).

A escala de risco utilizada pela Região Autónoma dos Açores tem cinco níveis: Muito Baixo, Baixo, Médio, Médio Alto e Ato.

Sobre o concelho do Nordeste, que se mantém em Alto Risco, o titular pela pasta da Saúde disse que, tendo em conta os números que vão sendo conhecidos na sequência das testagens à população e estudantes, a situação estará “a começar a ficar controlada”.

Clélio Meneses assegurou ainda uma resposta de “presença” e “proximidade” junto dos concelhos açorianos com casos de covid-19.

Segundo vincou o governante, o executivo “atua no local, no momento e com medidas concretas a cada circunstância”.

“As medidas decorrem dos níveis de risco. Não tomamos medidas aleatoriamente, mas consoante o número de casos novos nos últimos sete dias e excecionalmente podemos tomar uma medida ou outra diferente tendo em conta a situação excecional de momento, como neste caso, em Vila Franca, que fizemos uma antecipação das medidas para quinta-feira”, frisou.

O secretário regional da Saúde sublinhou que, em termos de pandemia, os Açores têm “uma situação estável muito boa” e “de vez em quando vão surgindo focos de preocupação em São Miguel”.

“Há 33 freguesias com casos ativos em São Miguel e das quais 28 com, pelo menos, dois casos, o que quer dizer que temos uma situação espalhada pela ilha e estamos com atenção particular nalguns casos, no Nordeste, por exemplo, onde começaram a surgir no final da semana passada alguns sinais de atenção primordial”, explicou.

No Dia Mundial da Saúde, o governante realçou o trabalho dos profissionais no combate à pandemia, salientando que, em cooperação com a Ordem dos Enfermeiros, “187 enfermeiros disponibilizaram-se para dar um contributo extra em termos de testagem e vacinação”.

Os Açores registam hoje 168 casos ativos de covid-19, sendo 167 em São Miguel: 81 no concelho de Ponta Delgada; 39 em Vila Franca do Campo; 30 no Nordeste; nove na Ribeira Grande; seis na Lagoa e dois na Povoação.

Há ainda a contabilizar um caso em Santa Maria.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.295 casos nos Açores, tendo recuperado da doença 3.989 pessoas, enquanto 30 morreram.

Ler mais
Recomendadas

Movimento ‘Save the Travel Industry’ escolhe o Algarve para mostrar que é possível viajar em segurança

Com este propósito, seis representantes de reconhecidas agências de viagens do mercado alemão, que integram este movimento, estão na região do Algarve durante uma semana, de 18 até ao próximo dia 25 de abril.

Bruxelas admite levar AstraZeneca à justiça e não renovar contrato por falhas

O comissário europeu da Justiça disse hoje, em entrevista à Lusa, que Bruxelas equaciona um processo judicial contra a farmacêutica AstraZeneca, por entregas de vacinas anticovid-19 atrasadas e abaixo do contratualizado, admitindo também não firmar novo contrato.

Alemanha negoceia compra de 30 milhões de doses da vacina russa para o verão

A aquisição foi confirmada pelo ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, que anunciou, na rede social Twitter, que o governo alemão “está a negociar a compra de três remessas de 10 milhões de doses em junho, julho e agosto”.
Comentários