[weglot_switcher]

Wall Street sobe com planos da China em acelerar cumprimento do acordo comercial

A intenção de Pequim surge depois de negociações no Havai esta semana. A ‘Bloomberg’ noticia, com base em duas fontes, que o principal importador de soja do mundo pretende aumentar a aquisição de bens que vão desde soja a milho.
  • Reuters
19 Junho 2020, 14h45

A bolsa de Nova Iorque caminha para o quarto ganho semanal em cinco semanas. Wall Street arrancou as negociações desta sexta-feira em terreno positivo, depois de a “Bloomberg” noticiar que a China está a planear acelerar as compras de produtos agrícolas norte-americanos para cumprir o acordo comercial (fase um) com os Estados Unidos.

O industrial Dow Jones sobe 1,23%, para os 26.401,60 pontos, o financeiro S&P 500 soma 1,12%, para os 3.150,10 pontos, enquanto o Nasdaq avança 0,90%, para os 10.032,60 pontos. Já o Russel 2000 valoriza 0,82%, para os 1.435,50 pontos.

Segundo a agência financeira, a intenção de Pequim surge depois de negociações realizadas no Havai esta semana. Fontes avançaram que o principal importador de soja do mundo pretende aumentar a aquisição de bens que vão desde soja a milho.

“Hoje é Quadruple Witching Day, ou seja, dia de vencimento de futuros de índices de ações, opções de índices de ações, opções de ações e futuros de ações, o que pode gerar volumes de negociação mais fortes que o habitual”, refere Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp.

O analista destaca ainda as variações da Marathon Petroleum, depois de notas de mercado apontarem que a empresa está em negociações para a venda da sua subsidiária Speedway. As ações da multinacional de refinação e transporte de petróleo estão a subir 4,55%, para 40,25 dólares.

Ainda sobre o mercado petrolífero, o preço do ‘ouro negro’ está a subir mais de 2%. O WTI, produzido no Texas, sobe 3,30%, para 40,12 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 2,36% para 42,49 dólares.

“Em julho, alguns países da OPEP não continuarão com os cortes adicionais na produção. A partir de agosto, a OPEP+ [e aliados] reduzirá a produção em 7,7 milhões de barris por dia. Ainda existem consideráveis dúvidas sobre o cumprimento do acordo pela Nigéria ou pelo Iraque”, referem os especialistas da XTB, em research de mercado.

Quanto ao mercado cambial, o euro valoriza 0,27% face ao dólar (para 1,1233 dólares) e a libra recua face à moeda dos Estados Unidos (-0,31%, para 1,2386 dólares).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.