[weglot_switcher]
1231906
Em Foco

Autoridade Tributária só conseguiu recuperar 8% das ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Os 839 milhões de euros que a Autoridade Tributária tem a missão de recuperar depois da Comissão Europeia ter determinado terem existido auxílios ilegais na Zona Franca, são relativos a 302 contribuintes e 1.013 liquidações, para um período temporal que abrange os anos de 2009 a 2022, indica o Tribunal de Contas.

Atualidade

OE2025 com luz verde pré-anunciada na generalidade

O arranque do debate orçamental ficou marcado pelas acusações ao Governo, com o PS a destacar o crescimento abaixo do esperado, o Chega a forçar a discussão sobre forças de segurança e os liberais a ironizarem, questionando quando Montenegro se tornou socialista. OE tem, contudo, aprovação garantida.

BCP aponta para lucro médio anual de mil milhões entre 2025 e 2028 e distribuição anual de 50%

O novo plano estratégico prevê que o BCP passe a distribuir “até 75%” dos lucros aos acionistas, 50% através de dividendos, e o restante em programas de ‘share buyback’. O banco pediu ao supervisor para executar uma recompra de ações de 25% do resultado líquido anual em 2024 (fora do plano estratégico).

Rúben Amorim valorizou plantel do Sporting CP em 270 milhões de euros

“Leões” tinham o terceiro plantel mais valioso da Liga em março de 2020, quando o técnico trocou Braga por Lisboa, mas quatro anos e meio depois, o panorama mudou drasticamente: o Sporting CP tem um dos plantéis mais valiosos de sempre da história do futebol português.

Postos da Cepsa começam a mudar de nome em novembro

Depois de mais de 90 anos como Cepsa, a companhia lança uma nova marca e uma nova estratégia. Postos ibéricos irão estar todos alterados no espaço de três anos.

Deco: “Incentivos à poupança são muito poucos”

No segundo trimestre, a taxa de poupança das famílias foi a maior da União Europeia, subindo 9,8%. Contudo, apesar da subida homóloga de 0,6 pontos percentuais, está aquém da alcançar a média de 15,2% do espaço comunitário.

Conheça estratégias para gerar poupança

A fórmula 50/30/20 é apenas uma das estratégias que pode utilizar para gerar poupança. Outra passa pela eliminação de despesas não essenciais. Importante é também deixar 10% do rendimento à poupança. Sugestões de Bárbara Barroso, Natália Nunes e Sérgio Gonçalves.

Ana Figueiredo: CEO da Altice é a mais poderosa da Tecnologia e Telecomunicações

Ana Figueiredo foi a primeira mulher a liderar um grupo de telecomunicações em Portugal, depois de subir ao cargo de CEO da Altice Portugal em 2022.

Daniela Braga, fundadora da Defined.ai, é a segunda mais poderosa da Tecnologia e Telecomunicações

Daniela Braga trabalhou na Microsoft e Voicebox. Com a sua ambição não correspondida, a empreendedora fez um pitch que lhe rendeu 200 mil dólares e permitiu criar a Defined.ai.

Lucros da Jerónimo Martins derrapam mais de 21%

Nos primeiros nove meses do ano, o grupo Jerónimo Martins viu os seus lucros caírem para os 440 milhões de euros, que comparam com os 558 milhões atingidos em igual período do ano passado.

Lucros da NOS sobem 16% para 147 milhões de euros até setembro

As receitas consolidadas da operadora cresceram 5,5%, nos primeiros nove meses de 2024, para 1.248,2 milhões de euros, sendo que as vendas das telecomunicações aumentaram 6% em termos homólogos.

Choque fiscal no Reino Unido: impostos sobem 40 mil milhões de libras

Rachel Reeves anunciou um enorme aumento de impostos sobre empresas e sobre as grandes fortunas. O primeiro orçamento do Partido Trabalhista em 14 anos reverter mais de uma década de declínio nos serviços públicos.

Microsoft lucra mais de 24 mil milhões e bate expectativas

A dar força a estes números estiveram as receitas do Azure e de outros serviços na nuvem, que cresceram 33% no trimestre terminado em 30 de setembro, que corresponde ao primeiro trimestre fiscal de 2025.

Meta lucra mais 65% até setembro e supera previsões. Número de utilizadores aquém

A tecnológica norte-americana bateu as expectativas em termos de lucros (41,52 mil milhões de dólares nos primeiros nove meses do ano) e receitas, mas os analistas esperam mais utilizadores diários ativos nas plataformas digitais.

Bodiva é a próxima empresa angolana a ser privatizada ainda este ano

O responsável da Bodiva, Walter Pacheco, salientou que o objetivo é ter mais empresas no mercado bolsista, mais oportunidades de investimentos e que o mercado seja representativo da economia.

Pedro Febrero: “Há imensa inovação a acontecer Portugal”

Economista, advisor da rede BridgeWhat e evangelizador de novas tecnologias, especialmente de Web3. Considera que a tecnologia associada às criptomoedas ainda está na sua infância, nota a adoção pelo setor financeiro, mas ainda alguma relutância nos restantes, mas diz que o futuro vai passar por aqui. E pela inteligência artificial.

Entrevista

“Houve um decréscimo da capacidade de influência dos EUA”. Veja “A Arte da Guerra”

Até ao fim das eleições – e isso só acontecerá, na melhor das hipóteses, em janeiro de 2025, quando o novo presidente tomar posse – o Médio Oriente segue em ‘roda livre’. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa a estes e outros temas

Mercados

PSI acompanhou congéneres europeias em quarta-feira vermelha

Bolsas Euronext e Wall Street fecharam respetivas negociações em terreno negativo.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quinta-feira

O dia começa com a decisão de política monetária do Banco do Japão. Segue-se a divulgação da taxa de inflação em Portugal e na zona euro. A véspera de feriado, em que falará muito de poupança, prossegue com a votação do OE2025 na generalidade e a publicação dos resultados do BPI, Novobanco, Semapa, Apple, Amazon, entre outras empresas.

Opinião

Shein e Temu: o desafio dos preços baixos na ‘peak season’

Campanhas de sensibilização que promovam o consumo consciente podem incentivar os consumidores a considerar não só o preço, mas também o impacto das suas compras.

Onças e arrobas

Sempre que surge o fantasma da solvabilidade do sistema bancário, as dificuldades de liquidez de uma instituição de crédito podem tornar-se ingeríveis em pouco tempo.

A Europa está em uma encruzilhada?

A reação atual reflete um reconhecimento crescente de que as estruturas políticas ocidentais, por muito tempo retratadas como liberais, são, na verdade, sistemas de controle tecnocrático, deixando muitos europeus cada vez mais desiludidos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.