Circulação do Jornal Económico dispara 70% até abril

A circulação total do Jornal Económico atingiu o valor mais elevado de sempre no segundo bimestre de 2019, com uma subida de 70% para uma média de 9.556 exemplares por edição, nos suportes em papel e digital, segundo os dados hoje divulgados pela Associação Portuguesa de Controlo de Tiragem e Circulação (APCT). Obrigado pela sua preferência!

Chicago: Escola de arquitetura nas margens do rio

Art Deco, inspiração histórica, modernismo, pós-moderno. Todos estes estilos e mais alguns estão à vista na impressionante ‘skyline’ de Chicago, cidade pioneira de prédios que parecem querer tocar nas nuvens. A cidade não vive só na vertical, no entanto, e o gigante Millennium Park oferece espaço para respirar, enquanto o vizinho Art Institute serve para inspirar a mente.

2018: o ano em que o ‘crowdfunding’ chegou ao mercado nacional

O ano passado marcou a ‘estreia’ das plataformas de financiamento colaborativo em Portugal, CMVM a receber sete pedidos de registo. Mas, na Europa, as ambições passam por desenhar um quadro regulatório para impulsionar o ‘crowdfunding’. A Comissão Europeia já entregou proposta ao Parlamento.

Pouco dinheiro para férias? Estas cidades são as mais baratas

Em Tunes, na Tunísia, ou Manágua, no Nicarágua, o custo de vida é dos mais baixos do mundo.

Trabalho a recibos verdes. Como devo preencher o IRS?

Se é trabalhador independente e ainda não entregou o seu IRS, veja aqui algumas informações úteis.

Como uma simples cruz lhe pode dar mais dinheiro no IRS

Tem rendimentos prediais ou capitais e tem dúvidas se é mais vantajoso optar pela tributação autónoma ou pelo englobamento? Então leia este artigo.

Joana Marques Vidal fala segunda-feira na SEDES sobre “a corrupção e autonomia do Ministério Público”

O evento enquadra-se no Ciclo de Debates “Ao fim de tarde na SEDES com quem sabe”, do qual o Jornal Económico é ‘media partner’. Na palestra, anterior, que decorreu a 24 de junho, o antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, alertou que a corrupção “grassa pela sociedade”.

Hoje há edição especial do “Mercados em Ação”, a partir da Porto Executive Academy às 13h00

Todas as quintas-feiras, veja no JE TV a análise dos acontecimentos mais importantes nos mercados financeiros, com a participação de analistas de topo.

10 mandamentos gastronómicos da Quinta do Lago

Um verdadeiro portfólio gastronómico. Esta é a promessa de tudo aquilo que poderá encontrar na Quinta do Lago. Em cada uma das opções, uma experiência surpreendente. É que, aqui, a Natureza e o luxo andam de mãos dadas.

Toyota traz para Portugal um bestseller mundial

Foi comercializado em Portugal, no passado. É-nos familiar dos filmes e séries norte-americanos, onde se impõe pelo seu reconhecido requinte. Chega agora ao mercado português para se assumir como a proposta de topo da Toyota. Os argumentos são muitos…

Mobilidade: desafios e respostas da nova geração

Uma nova geração de clientes faz com que a Europcar procure soluções que tragam novo valor ao mercado, em nome de uma autonomia maior. Os condutores agradecem e o ambiente também.
Mais artigos

Confiança dos consumidores volta a aumentar em junho

O saldo das expectativas relativas à evolução da situação económica do país aumentou em junho, após ter diminuído ligeiramente no mês precedente, revela esta quinta-feira o INE.

20 milhões de empregos serão cedidos aos robôs nas próximas duas décadas, revela estudo

“Como resultado da robotização, dezenas de milhões de empregos serão perdidos, especialmente nas economias locais mais pobres, que dependem de trabalhadores menos qualificados. Logo, este aumento vai-se traduzir num aumento na desigualdade salarial”, explicaram os autores do estudo da Oxford Economics.

André Ventura prepara cimeira com Vox e Liga após primeira convenção nacional do Chega

Convites a Santiago Abascal e Matteo Salvini para estarem presentes na primeira convenção nacional do Chega, que decorre durante o fim-de-semana em Algés, foram substituídos por encontro entre líderes. Ventura vai propor três vice-presidentes com ligações ao PSD, CDS-PP e PSP. E conta com o militar da GNR Hugo Ernano para candidato a deputado.

Endividamento da economia nacional bate recorde: 727 mil milhões de euros

Há quatro meses consecutivos que o endividamento da economia portuguesa aumenta. Apesar do setor privado representar a maior fatia no endividamento, verificou-se um crescimento do endividamento do setor público.

Capital Airlines retoma voo direto entre China e Portugal 

A Capital Airlines vai retomar, no final de agosto, o voo entre Pequim e Lisboa, com uma paragem técnica em Xi’an, no noroeste da China, confirmou esta quinta-feira a companhia aérea chinesa à agência Lusa. Segundo fonte da empresa, a Administração da Aviação Civil da China já autorizou o voo, que arranca a 30 de […]

CMVM demorou menos de quatro dias a aprovar prospetos em 2018

Segundo o Relatório Anual de 2018 da CMVM, no ano passado o supervisor reduziu para 3,9 dias úteis a aprovação destes prospetos. Foram 96 emitentes admitidos à negociação em Portugal, no ano passado, entro os quais, seis novos emitentes. A capitalização bolsista nacional ascendeu a 193 mil milhões de euros.

ISEG: Crescimento do PIB no segundo trimestre deve manter-se ao nível do primeiro

Na síntese de conjuntura de junho, o ISEG continua a manter a sua previsão para o crescimento da economia portuguesa para este ano: 1,6% a 2%.

Aprovada entrega da casa aos bancos para saldar dívida no crédito à habitação

“É admitida a dação em cumprimento da dívida, extinguindo as obrigações do devedor independentemente do valor atribuído ao imóvel para esse efeito, desde que tal esteja contratualmente estabelecido, cabendo à instituição de crédito prestar essa informação antes da celebração do contrato”, lê-se na proposta do PS, que consta do projeto para a Lei de Bases da Habitação.

Centeno: Portugal paga 0,62% por Panda Bonds após cobertura de risco cambial

“A taxa equivalente, e depois de devidamente protegida com ‘swaps’ do risco cambial, é de 0,62% a três anos, o que compara mal com a taxa a que a República se financia a três anos, é verdade”, afirmou hoje Mário Centeno, sobre a emissão de ‘Panda Bonds’ de Portugal, ao falar na audição regimental da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA) hoje no parlamento.

Mastercard: “Os dados passaram a estar distribuídos e não concentrados. É uma realidade nova”

O Mastercard Innovation Forum 2019 pôs o tema da privacidade no palco. André Mestre, account executive de Empresas da Microsoft Portugal, defende que há empresas que não estão a saber tirar partido dos dados por causa do volume, da forma de os compilar e aceder e da infraestrutura tecnológica.

Mobilidade. Os carros inteligentes em sistemas estúpidos

Demonstrar como a “Internet das Coisas” pode gerar um tráfego mais eficiente é uma das preocupações do especialsita em mobilidade Carlo van de Weijer. Numa entrevista exclusiva ao Jornal Económico, o holandês criticou a falta de credibilidade do hidrogénio e dos carros autónomos, e comparou os acidentes que ocorrem todos os dias ao 11 de setembro e a inteligência artificial ao jogo de vídeo Grand Theft Auto.

Reedições. Regressada às livrarias graças à Relógio d’Água

Colapso da Guimarães afastou a obra de Agustina Bessa-Luís dos leitores. Nova editora iniciou há dois anos um programa que vai agora manter, com a colaboração da família, incluindo inéditos.

Agustina Bessa-Luís: Uma autora incómoda que tinha a sabedoria da velha perdiz

É tida como a maior romancista portuguesa de sempre, graças a obras como “A Sibila”, mas foi ao Bambi que recorreu na hora de explicar à filha o que é mais importante: resistir a levantar voo quando se ouvem os tiros. Morreu aos 96 anos, no dia 3 de junho, mas deixara de escrever há 13 anos, levada ao silêncio pela doença.

Francisco Guerreiro: A vida do primeiro eurodeputado do PAN em Bruxelas

Em 2014 candidatou-se às eleições europeias pela primeira vez. Cinco anos depois, torna-se o primeiro eurodeputado eleito pelo PAN. Conheça o percurso de quem quer ver a Europa muito mais atenta ao clima e aos direitos dos animais.

Confiança dos consumidores volta a aumentar em junho

O saldo das expectativas relativas à evolução da situação económica do país aumentou em junho, após ter diminuído ligeiramente no mês precedente, revela esta quinta-feira o INE.

Pouco dinheiro para férias? Estas cidades são as mais baratas

Em Tunes, na Tunísia, ou Manágua, no Nicarágua, o custo de vida é dos mais baixos do mundo.

Deco pede mais fiscalização e regulamentação ao negócio das trotinetas 

Para a Associação para a Defesa do Consumidor, o número de trotinetas deve ser “regulamentado em função do espaço disponível e das necessidades dos cidadãos”.

Deputados da Comissão para o Reforço da Transparência fazem balanço dos três anos de trabalhos

“Francamente positivo”, diz Pedro Delgado Alves (PS). “Deram-se importantes passos”, reconhece Álvaro Batista (PSD). “A transparência ficou pelo caminho”, critica Vânia Dias da Silva (CDS-PP). “Teremos um conjunto de medidas demagógicas e de mera cedência a populismos”, lamenta António Filipe (PCP).

Greve Feminista: Contra a boçalidade, pela igualdade

A luta não está ganha, o mundo pára sem nós e as ruas, essas são de facto nossas. Amanhã, no próximo ano e nos restantes, até que a igualdade seja essa promessa de ontem nos dias de hoje.

O chumbo da moção de censura sob o prisma de um balanço da legislatura e arranque da campanha eleitoral

A liderança simbólica da oposição, o processo de reconfiguração da direita e do centro-direita, o equilibrismo dos bloquistas e dos comunistas, a carga “positiva” e a carga “negativa” da governação, a miragem da maioria absoluta, o problema da gestão de expectativas, a viragem de ciclo económico e a necessidade de criar uma nova narrativa.

Startup portuguesa quer alterar modo de recrutar em tecnologia

Nova plataforma online destinada a “contractors” chega em outubro e chamar-se-á “Landing.work”. Pedro Oliveira, cofundador da empresa por trás desta marca, refere ao Jornal Económico que o lançamento surgiu depois dE perceber que “Mais de 50% dos trabalhadores de TI em Portugal trabalham em regime de outsourcing e/ou staffing”.

Mastercard: “Os dados passaram a estar distribuídos e não concentrados. É uma realidade nova”

O Mastercard Innovation Forum 2019 pôs o tema da privacidade no palco. André Mestre, account executive de Empresas da Microsoft Portugal, defende que há empresas que não estão a saber tirar partido dos dados por causa do volume, da forma de os compilar e aceder e da infraestrutura tecnológica.

Digitalização permite aproximar interior de “novos investimentos”, diz vice-presidente da IP Bragança

O que faz falta é que o interior afirme as suas qualidades: melhor nível de vida, mais tempo, menos tensão. As autoestradas digitais tornam a geografia um mero pormenor.

Entrega da casa aos bancos salda dívida no crédito à habitação

A proposta do PS para que seja admitida a entrega da casa às instituições bancárias para extinguir a dívida no crédito à habitação foi hoje aprovada.

64,5% dos utilizadores do OLX procuram casa de férias no Algarve

A maioria dos utilizadores da plataforma online OLX procura casa de férias, sendo Faro a região que domina também em termos de oferta com 60,7% dos anúncios publicados.

Mercado de habitação no Porto ao 'rubro'

Em 2017 e 2018, o Porto registou a entrada de 5.666 fogos em processo de licenciamento, um volume que se distribui por 830 projectos residenciais e mantém-se como o segundo concelho com o maior pipeline residencial do país.

Antigos centros comerciais são transformados em escritórios ou habitação

Os centros comerciais na Europa estão diferentes. Os projectos de raiz diminuem, aposta-se na renovação dos existentes e muitos secundários acabam por ser transformados em escritórios ou habitação.

Capital humano é o mais importante na decisão do investimento imobiliário

O envolvimento dos colaboradores e a atracção e retenção de talento estão no top três dos desafios da estratégia imobiliária das empresas, à frente da redução de custos. As pessoas são cada vez mais determinantes na tomada de decisões imobiliárias.

Concursos públicos para obras de construção subiram 79%

Nos primeiros cinco meses, o total de concursos públicos de empreitadas promovidos situou-se em 1.783 milhões de euros, valor que corresponde a um aumento, de 79% face ao período homólogo de 2018.

PremiumNovo Banco vende terrenos da Matinha por 140 milhões

Terrenos não estavam incluídos em nenhuma carteira de malparado do Novo Banco.

PremiumCiclo de crescimento mundial entra na última fase

BlackRock aconselha investidores a continuarem ‘overweight’ nos próximos 18 meses. Em 2021, a economia mundial deverá entrar em recessão.

PremiumLuísa Augusto: “Os ciberataques estão a mudar diariamente”

A ‘associate director’ da Accenture Technology explica como a tendência tecnológica “Secure Us to Secure Me” é uma das que as organizações devem considerar para serem bem-sucedidas.

Premium“A pousada na Madeira permite impulsionar expansão para novas geografias”

As Pousadas de Portugal são das marcas que mais crescem no portefólio do Grupo Pestana, afirma Luís Castanheira Lopes, responsável por esta área.

PremiumFundo Apollo com quatro ofertas vinculativas para Tranquilidade e Açoreana

A operação de venda da Seguradoras Unidas está na reta da meta. A Ageas terá a melhor proposta, mas ainda não está escolhido o vencedor.

PremiumBoeing quer mais 500 engenheiros nas fábricas da Embraer em Évora

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse ao Jornal Económico que abordou com o vice-presidente da Boeing, Marc Allen, no Paris Air Show, os projetos norte-americanos para as fábricas alentejanas.”Querem mais 500 engenheiros”, diz.
Últimas

Ações do Benfica atingem novo máximo com proposta do Atlético Madrid por João Félix

As ações do clube da Luz atingiram os 3,17 euros, tendo registado uma subida de 4,6% desde que os encarnados informaram a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de que estão analisar uma proposta sobre o jogador.

Universidade da Madeira quer mais sinergias com empresas

Apesar das sinergias com as empresas continuar a aumentar ainda existe muito trabalho pela frente, admitiu Elsa Fernandes, vice-reitora da Universidade da Madeira. “Antes as empresas não percebiam como a universidade podia ajudar. Aos poucos as empresas vão percebendo como podemos acrescentar valor aos negócios”, acrescentou.

Confiança dos consumidores volta a aumentar em junho

O saldo das expectativas relativas à evolução da situação económica do país aumentou em junho, após ter diminuído ligeiramente no mês precedente, revela esta quinta-feira o INE.

Circulação do Jornal Económico dispara 70% até abril

A circulação total do Jornal Económico atingiu o valor mais elevado de sempre no segundo bimestre de 2019, com uma subida de 70% para uma média de 9.556 exemplares por edição, nos suportes em papel e digital, segundo os dados hoje divulgados pela Associação Portuguesa de Controlo de Tiragem e Circulação (APCT). Obrigado pela sua preferência!

Startup portuguesa quer alterar modo de recrutar em tecnologia

Nova plataforma online destinada a “contractors” chega em outubro e chamar-se-á “Landing.work”. Pedro Oliveira, cofundador da empresa por trás desta marca, refere ao Jornal Económico que o lançamento surgiu depois dE perceber que “Mais de 50% dos trabalhadores de TI em Portugal trabalham em regime de outsourcing e/ou staffing”.

Pouco dinheiro para férias? Estas cidades são as mais baratas

Em Tunes, na Tunísia, ou Manágua, no Nicarágua, o custo de vida é dos mais baixos do mundo.
Ver mais artigos