Em Foco
Mais notícias

PremiumSondagem: PS alarga vantagem mas fica abaixo da maioria absoluta

Socialistas chegam a 38,4% nas intenções de voto em setembro, atingindo o valor mais alto de 2019, enquanto o PSD cai para o mais baixo, com 20,6%. Mas muitos não querem Costa ou Rio no poder, conclui o Barómetro Político de Setembro da Aximage que passa a ser publicado pelo Jornal Económico.

Como é que seria uma geringonça 2.0? Seis cenários para o pós-eleições

Terminados quatro anos de uma legislatura em que o PS minoritário fez acordos com os dois partidos da CDU e com o Bloco de Esquerda para assegurar a governação, afastando a direita do poder, novos equilíbrios surgem no horizonte.

É docente, funcionário ou estudante universitário? Leia o JE em versão digital

O Jornal Económico está disponível nas principais universidades portuguesas, numa iniciativa inédita que conta com o apoio da EDP – Energias de Portugal. Se é estudante, docente ou funcionário de uma das 18 universidades e politécnicos abrangidos por este programa, veja como aceder gratuitamente à versão digital da edição semanal do Jornal Económico, com a inovadora solução @office.

Debate entre Costa e Cristas na TVI teve 935 mil espetadores

O debate António Costa – Assunção Cristas, na sexta-feira, na TVI, teve um “share” de 21,8%, e foi visto por 935 mil telespetadores, disse hoje à Lusa fonte do canal.
Em destaque

Presidente da República defende que Serviço Nacional de Saúde merece “constante aposta”

O Presidente da República disse hoje que o Serviço Nacional de Saúde, que nasceu há 40 anos e que representa uma das conquistas do 25 de Abril, “merece constante aposta em objetivos, orgânicas e meios de atuação”.

PremiumPortugal: Um país à procura do caminho para o crescimento

Na primeira de quatro edições especiais que assinalam o aniversário do JE, analisamos o desempenho da economia portuguesa. Como pode Portugal crescer, face à conjuntura externa desafiante?

PremiumPresidente da ATP disponível para novas fusões que unifiquem o setor

Mário Jorge Machado diz que consolidar o associativismo nos têxteis até unir todos os empresários seria benéfico para o setor. Frente internacional é outra prioridade do líder da Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal.

Premium70 anos da Santini. Como a teoria do Big Bang se pode aplicar aos gelados artesanais

Desde o avô Attilio, desde a Cortina d’Ampezzo, a história da mais famosa gelataria portuguesa está a comemorar a partir desta semana o seu 70.º aniversário e já vai para a quarta geração dentro da família. O grande salto de expansão da cadeia foi dado, há cerca de 12 anos, com a parceria com a família Botton. Os novos desafios passam por mais lojas em Lisboa, Porto e Algarve, bem como a entrada nos mercados internacionais.

Rita Nabeiro: um brinde às voltas da vida

Habituada a estar ao volante, a CEO da Adega Mayor aceitou o nosso convite para experimentar o primeiro SUV da marca Alfa Romeo, Stelvio.

Gestão simplificada: à distância de um clique

Para gerir uma empresa é fundamental rodear-se dos melhores aliados. O software de gestão empresarial Sage garante uma gestão completa e com todas as funcionalidades de que precisa, permitindo ainda uma adaptação personalizada ao seu negócio.

José Villa de Freitas: dos carros ao marketing

Sonhava ser piloto mas acabou a entrar em alta-velocidade no mundo do marketing. E não derrapou: hoje é uma das figuras mais importantes da Fidelidade.
Leia mais

António Costa evoca memória de Soares e Arnaut,”pai e mãe” do SNS

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou que hoje é “um dia muito especial” e evocou a memória de Mário Soares e António Arnaut, “o pai e a mãe do Serviço Nacional de Saúde”, nascido há 40 anos.

Mário Centeno esclarece que não pretende concorrer a governador do Banco de Portugal

“Se houver um perfil de um governador do Banco de Portugal é mais ou menos a mesma coisa do que ser diretor geral do FMI, do ponto de vista das qualificações, e, portanto, não vejo onde pudesse estar aí uma dificuldade”, disse.

Trabalhadores da General Motors em greve a partir de segunda-feira

O sindicato United Auto Workers (UAW), o maior do setor automóvel, marcou hoje uma greve que abrange os cerca de 48 mil trabalhadores do gigante norte-americano General Motors (GM) na primeira paralisação em 12 anos.

Novos confrontos nas ruas de Hong Kong

Defensores de reformas democráticas e apoiantes do governo chinês entraram em confronto num centro comercial do território semi-autónomo no 15.º fim de semana de protestos.

Premium“Todos os governos deveriam reduzir a carga fiscal nas empresas”, sugere presidente da CIP

António Saraiva, presidente da CIP, defende a importância de uma política orçamental estável e que não dependa das cores partidárias dos executivos para promover o investimento no país.

Católica é a primeira lusa em ‘ranking’ mundial

Pela primeira vez uma universidade privada obtém a melhor classificação entre as instituições de ensino superior nacionais.

João Moreira Rato e Luís Pereira Coutinho eleitos em AG para liderar Banco CTT até 2021

Na sequência da notícia divulgada pelo Jornal Económico de aprovação do Banco de Portugal, os CTT realizaram ontem a assembleia-geral do banco e elegeram os órgãos sociais para o triénio 2019-2021. Na comissão executiva fica Luís Pereira Coutinho como presidente, sendo os vogais João de Mello Franco, Pedro Coimbra e Nuno Fórneas.

Sindicatos bancários aplaudem “papel responsável” da DGERT e dizem que negociação para 2019 com o BCP “não está fechada”

Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários, Sindicato dos Bancários do Norte e Sindicato Independente da Banca asseguram que não voltarão “a baixar os braços” porque pediram 2,38% de atualização de tabelas e cláusulas pecuniárias e o banco retorquiu com 0,6%.

PremiumPortugal atinge recorde de 24 milhões de turistas em 2019

Presidente do Turismo de Portugal acredita que o crescimento verificado no final do primeiro semestre se irá manter na segunda metade do ano.

Urgência da Maternidade Alfredo da Costa retoma hoje normalidade

A ministra da Saúde garantiu hoje que a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai retomar o normal funcionamento a partir das 20:00 de hoje, admitindo que o serviço de anestesiologia esteve em contingência por falta de anestesistas.

PremiumComic Con Portugal. Personagens da cultura pop voltam a sair do papel

Depois de receber mais de 108 mil visitantes em 2018, a Comic Con Portugal volta na quinta-feira ao Passeio Marítimo de Algés cheia de surpresas. Música, cinema e concursos de fatos constam do programa de um evento que contará, entre outros, com a ‘Eleven’ da série “Stranger Things”.

PremiumIdan Ofer. Magnata israelita pôs o Famalicão à frente da Liga

Desafiado por Jorge Mendes a investir no futebol nacional, o acionista do Atlético Madrid comprou a sociedade anónima desportiva do Famalicão, apostou na subida de divisão e, concretizado esse passo, encheu o plantel com jovens emprestados por gigantes europeus ligados ao superagente. Chega à quarta jornada da Liga NOS empatado com o Sporting na liderança.

PremiumSoft Sponsoring. Publicidade escondida com o carro de fora

Dezenas de marcas de automóveis estão a apostar numa estratégia de marketing dirigida à mente dos consumidores quando estão atentos ao que se passa no pequeno ecrã. É uma publicidade visível, mas que passa despercebida porque os produtos exibidos se confundem com os protagonistas das telenovelas ou dos programas de entretenimento.

Premium70 anos da Santini. Como a teoria do Big Bang se pode aplicar aos gelados artesanais

Desde o avô Attilio, desde a Cortina d’Ampezzo, a história da mais famosa gelataria portuguesa está a comemorar a partir desta semana o seu 70.º aniversário e já vai para a quarta geração dentro da família. O grande salto de expansão da cadeia foi dado, há cerca de 12 anos, com a parceria com a família Botton. Os novos desafios passam por mais lojas em Lisboa, Porto e Algarve, bem como a entrada nos mercados internacionais.

Tem carro a gasóleo? Vem aí novo aumento na próxima semana

Já a gasolina vai sofrer uma descida pela segunda semana consecutiva.

Premium“A classe média ainda não pode viver em Lisboa”

CEO e fundador da Essentia explica que, apesar de existir uma estabilização dos preços no mercado da reabilitação urbana, os portugueses que chegam ao centro histórico da cidade pertencem à “classe média alta e alta”.

Governo reforça camas para universitários

No âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, as regiões do país ampliam a oferta de residências.

PremiumCigarros eletrónicos: Startup americana JUUL entra no mercado nacional

Empresa anuncia venda de produtos em Portugal a partir de outubro, com uma rede de quatro mil pontos de venda. Mercado nacional alternativo aos cigarros tradicionais vale 115 milhões por ano.

Caderno ecológico Infinitebook lança aplicação para guardar apontamentos

O bloco de apontamentos “infinito” criado pelo português Pedro Lopes voou para a ‘cloud’. Em breve vai ser estar disponível o reconhecimento automático das folhas e palavras presentes nos documentos fotografados, para facilitar a pesquisa de conteúdos.

Empresários do surf em Portugal procuram fontes de financiamento

No ‘workshop’, que surge como um ‘warm up’ da Surf Out Portugal, evento que decorre a 21 e 22 de setembro, a Raize vai mostrar como podem as empresas captar investimento, quais as possibilidades e desafios.

Obra do arquitecto sino-americano Ieoh Ming Pei em Pedrógão Grande

A 78.ª edição da actividade "Projectar" vai ser dedicada a um dos mais importantes arquitectos do século, Ieoh Ming (IM) Pei, autor das icónicas pirâmides do Museu do Louvre.

Campanha de Portugal vence prémio da Organização Mundial de Turismo

“Portugal. The Summer”, a campanha internacional do Turismo de Portugal venceu a 4.ª edição do Tourism Video Competition da OMT.

Proprietários e inquilinos de Lisboa temem novo congelamento das rendas

Proprietários e inquilinos de Lisboa são contra a ideia de limitar o valor das rendas como resposta à crise no sector da habitação, posição apoiada pelos mediadores imobiliários, afirmando que a medida teria “implicações trágicas”.

Onde vão viver os jovens portugueses? 78,1% não vivem onde gostariam

Dois em cada 10 jovens entre os 30 e 34 anos ainda vivem com os pais. Os baixos rendimentos e a dificuldade em pagar uma casa não lhes permite a independência. Apesar disso, sonham em ter uma casa própria.

Portugal Real Estate Summit reúne investidores de 16 países

São esperados 300 participantes, dos quais 52% estrangeiros. Investidores dos EUA (25%), do Reino Unido (22%), Espanha (17%) e Alemanha (9%), Canadá, países do Médio Oriente e de África.

Construção de novos edifícios aumentou 19,4% em todo o país no 2º trimestre do ano

A construção nova está de regresso, no 2º trimestre do ano, os licenciamentos para construções novas cresceram 1,5% e a conclusão de novos edifícios aumentou 19,4%, perfazendo 3,9 mil edifícios.

PremiumFornecedores ganham margem negocial sobre grandes superfícies

Diploma impede distribuição de tirar de forma unilateral dinheiro de contas-correntes com fornecedores. “Era uma prática aberrante”, diz a Centromarca.

PremiumPAN: “Queremos responsabilizar as empresas poluentes”

PAN quer poluidores a financiar fundo, meios para investigar crimes ambientais e uma nova cultura nos tribunais. Não rejeita entendimento com António Costa, mas não tem o Governo no horizonte.

PremiumTurismo de Portugal: Enoturismo e literatura vão ser as novas apostas

Segmentos ligados aos mundos dos vinhos e da literatura foram escolhidos pelo Turismo de Portugal para atrair ainda mais visitantes ao país.

PremiumPortugal atinge recorde de 24 milhões de turistas em 2019

Presidente do Turismo de Portugal acredita que o crescimento verificado no final do primeiro semestre se irá manter na segunda metade do ano.

Premium“O PS continua altamente permeável aos interesses económicos”

Deputado alerta para os riscos da maioria absoluta no sistema democrático e diz que o Governo de PS, com acordos à esquerda, trouxe maior abertura ao diálogo interpartidário. Pretende mais responsabilidade política e recusa-se a fazer “oposição estéril”.

Premium“A classe média ainda não pode viver em Lisboa”

CEO e fundador da Essentia explica que, apesar de existir uma estabilização dos preços no mercado da reabilitação urbana, os portugueses que chegam ao centro histórico da cidade pertencem à “classe média alta e alta”.
Últimas

Será que protestar nos leva a algum lado?

Os protestos em massa não provocam mudanças efetivas nas políticas e ações dos governos, mas são um primeiro passo para alcançar possíveis compromissos.

A força do “made in Portugal” no calçado português

Saber fazer, qualidade, flexibilidade e responsabilidade são apenas quatro fatores diferenciadores do calçado português.
Catarina Martins-Rui Rio

Rio diz se não quisesse vencer as eleições “tinha de ser internado”

Frente a frente do líder social-democrata com Catarina Martins ficou marcado pelas divergências quanto à intenção de renacionalizar empresas e pelas prioridades em relação à saúde.
Ver mais artigos