[weglot_switcher]

Famílias gastaram 907 milhões de euros em compras em janeiro. Alimentos quase ao preço de França (com áudio)

A inflação continua a aumentar o preço dos produtos nos supermercados. Os laticínios e produtos de mercearia representam mais de 60% na fatura das compras das famílias portuguesas.
supermercados cabaz alimentar
6 Março 2023, 10h00

As famílias portuguesas gastaram 907 milhões de euros nos supermercados no mês de janeiro, um valor que representa um crescimento de 13,1% face ao período homólogo, avança o “Diário de Notícias”. Este mesmo valor corresponde a mais 105 milhões deixados nos supermercados.

Outra notícia do “Jornal de Notícias” dá conta que os preços dos alimentos continuam a subir no território nacional. A publicação comparou o custo de 13 alimentos essenciais à venda em supermercados portugueses, Espanha, França e Alemanha, notando que os preços estão a aproximar-se dos níveis franceses devido à inflação mas que o esforço é muito superior.

O “DN” nota que os laticínios foram os produtos que registaram o maior aumento, num crescimento homólogo de 24%, enquanto os artigos de mercearia subiram 14%. Ora, do valor total, 378,2 milhões correspondem a artigos de mercearia mais 48 milhões que em janeiro de 2022, enquanto os portugueses gastaram mais 171,4 milhões nos laticínios, num aumento de 33,5 milhões.

Assim, os artigos de mercearia e os laticínios pesaram 60,6% na fatura de supermercado das famílias em janeiro, enquanto os gastos com os congelados subiram 7% mas o peso na despesa total desceu dos 7,4% para 7% no mês em análise.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.