[weglot_switcher]

Lisboa sobe no ranking global das melhores cidades para viver

O “The Economist” analisou 173 cidades mundiais e classificou as suas condições de vida, elaborando um índice com duas capitais europeias no topo do ranking. Lisboa, apesar de não chegar aos melhores lugares mundiais melhorou a sua posição no ranking em relação ao ano passado.
Lisboa figura em 17º lugar, num ranking de 50
22 Junho 2023, 13h07

As condições de vida em várias cidades mundiais melhoraram depois da deterioração sentida com a pandemia. Um estudo do “The Economist” analisou várias categorias de vida em 173 cidades: estabilidade, saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura.

O índice mostra que a vida nas cidades está nas melhores condições dos últimos 15 anos, sendo que as cidades da região Ásia-Pacífico foram as que mais melhoraram desde o início da pandemia.

Em primeiro lugar chega Viena, a capital austríaca, com condições de vida nos 98,4 pontos em 100, enquanto Copenhaga fica em segundo com 98 pontos. Outra capital europeia chega só em sexto lugar, com Zurique a classificar-se com 97,1 pontos.

Desta forma, Viena ocupa o topo do ranking pela quarta vez em cinco anos.

Os terceiro e quarto lugares são ocupados por Melbourne (97,7) e Sydney (97,4), respetivamente, enquanto Vancouver está na sexta posição com 97,3 pontos.

No top10, nove das principais cidades são de tamanho pequeno a médio, sendo que a maioria do top50 são cidades em países ricos.

A maioria das cidades com melhores condições de vida são na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico.

Em sentido contrário, as cidades com piores condições de vida são no Médio Oriente e em África. A cidade com a pior classificação é Damasco, a capital da Síria, que ficou com 30,7 pontos num total de 100.

Tripoli, a capital da Líbia, ficou em 172º lugar com 40,1 pontos, imediatamente atrás de  da capital da Argélia, Argel, com 42 pontos, enquanto Lagos, a capital da Nigéria, ficou na 170ª posição com 42,2 pontos.

Onde fica Lisboa?

Ainda que não se localize nos primeiro lugares, a capital portuguesa está bem posicionada e revela uma subida no ranking face ao ano passado.

Lisboa está, no índice deste ano, com quase 90 pontos num total de 100. A capital nacional está imediatamente atrás de Reykjavik (Islândia) e de Milão (Itália), ficando à frente de Edimburgo e Roma. Em relação a outros continentes, Lisboa está à frente de Nova Iorque, Hong Kong, Buenos Aires, Abu Dhabi e mesmo o Dubai.

No ano passado, ainda que se encontrasse na mesma janela de pontos (80-90), a capital portuguesa tinha à volta de 83 pontos, estando ao mesmo nível de Roma, que conseguiu ultrapassar este ano.

Já em 2021, Lisboa estava na faixa dos 70-80 à frente de Londres (que atualmente está na lista dos 90-100), e atrás de Roma, Manchester e mesmo Nova Iorque.

Conheça o top5

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.