[weglot_switcher]

Portugueses são os terceiros melhores do mundo em termos de conhecimento de cibersegurança

Segundo uma nova pesquisa realizada pela companhia de cibersegurança NordVPN o top 3 de países com mais conhecimento sobre cibersegurança é liderado pela Polónia e por Singapura, seguindo-se a Alemanha e os Estados Unidos e por último o Reino Unido, Áustria e Portugal.
16 Agosto 2023, 11h09

Os portugueses são os terceiros melhores do mundo em termos de conhecimento de privacidade online e cibersegurança, segundo uma nova pesquisa realizada pela companhia de cibersegurança NordVPN. A melhor pontuação foi obtida no reconhecimento de diversos perigos online e como os evitar e a pior pontuação foi para questões relacionadas com comportamentos e ferramentas de segurança online.

O top 3 de países com mais conhecimento sobre cibersegurança é liderado pela Polónia e por Singapura, com uma pontuação de 64 em 100, seguindo-se a Alemanha e os Estados Unidos, com 63 pontos e por último o Reino Unido, Áustria e Portugal, com uma pontuação de 62.

A pesquisa revela que, apesar de os portugueses serem bons a criar palavras-passe fortes, são conhecedores dos riscos de guardar informações relativas a cartões de crédito no navegador, que sabem lidar com ofertas suspeitas de serviços de streaming ou que informação sensível devem evitar partilhar nas redes sociais, apenas 3% conhecem ferramentas online que protegem a privacidade digital e apenas um em cada dez sabe quais são as informações que os provedores de Internet coletam como parte de metadados.

França tem a terceira pior pontuação relativamente à consciencialização de privacidade e uma das piores pontuações relativamente à vida digital diária. Os espanhóis também não tiveram um desempenho tão bom e obtiveram algumas das piores pontuações ao nível da consciencialização de privacidade e outras ameaças digitais.

A pontuação global do National Privacy Test (NPT), um inquérito que pretende avaliar o conhecimento de cibersegurança e privacidade online, chegou aos 61% este ano, o que revela um declínio no conhecimento de cibersegurança e privacidade online em todo o mundo relativamente a 2022 (64%) e 2021 (66%).

Outra das conclusões é que as pessoas entre os 30 e os 54 anos têm as melhores aptidões de cibersegurança, sendo que a maioria das Cyber Stars se encontram nesta faixa etária, mas as pessoas continuam a subvalorizar a importância de ler os termos de serviço. Ainda assim, esta métrica está a melhorar mais rapidamente do que outras.

Marijus Briedis, diretor de tecnologia (CTO) da NordVPN, afirma que “com o National Privacy Test, pretendemos cultivar uma comunidade de indivíduos que se preocupam com a sua privacidade e defendem ativamente a proteção de dados”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.