[weglot_switcher]

Residentes portugueses fizeram 5,7 milhões de viagens no segundo trimestre do ano

Durante o segundo trimestre os residentes em Portugal realizaram 812,2 mil viagens para o estrangeiro, um valor que se aproxima dos valores registados em 2019.
27 Outubro 2023, 12h49

Os residentes em Portugal realizaram 5,7 milhões de viagens durante o segundo trimestre de 2023, o que corresponde a um aumento de 6,1% face à taxa de variação homóloga, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dentro das viagens realizadas por residentes em Portugal, as viagens em território nacional foram as que mais cresceram, com um aumento de 5,5% face ao período homólogo, atingindo os 4,8 milhões, o que corresponde a 85,6% das deslocações. Já as viagens para o estrangeiro registaram uma subida de 9,8%, totalizando as 812,2 mil viagens, sendo que estes números ficam próximos dos registados em 2019.

Durante o segundo trimestre as viagens e ‘lazer, recreio ou férias’ foram as que mais cresceram, aumentando 9,1% em comparação com o mesmo período do ano passado e atingindo as 2,7 milhões de viagens. Segue-se as viagens ‘de visita a familiares ou amigos’, que apresentaram uma subida de 3,2%, dando origem a 2,1 milhões de viagens. Já as viagens por motivo ‘profissional ou de negócios’ registaram um decréscimo de 3,1% face ao período homólogo, o que corresponde apenas a 450,7 mil deslocações.

As dormidas durante as viagens turísticas concentraram-se, maioritariamente, nos ‘alojamento particular gratuito’, com 60,4%, tendo os hotéis e similares apenas albergado 25,3%.

Segundo dados do INE, cada viagem teve uma duração média de 3,36 noites, um valor mais baixo do que o registado em maio e mais elevado do que o apresentado em junho.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.