O passaporte português está entre os 20 mais valiosos do mundo. De acordo com o índice Henley Passport 2025, o passaporte nacional ocupa o quinto lugar, enquanto o primeiro lugar pertence a Singapura.
A Europa é o continente que tem mais passaportes no top20, com o terceiro lugar a ser ocupado pela Finlândia, França, Alemanha e Itália, todos empatados. Já o segundo lugar pertence a um país asiático, Japão.
O índice avalia os passaportes consoante o número de destinos em que os titulares podem aceder sem utilizarem um visto. O passaporte de Singapura dá entrada em 195 dos 227 destinos globais.
O Japão dá entrada em 193 destinos, enquanto o terceiro lugar do ranking dá entrada em 192. O quarto lugar é ocupado pela Áustria, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega e Suécia, dando entrada em 191 países. Enquanto Portugal, juntamente com a Bélgica, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido, dão entrada em 190 destinos.
O top20 fecha com o Brunei, que dá entrada em 166 países, no entanto o top100 fecha com o Bangladesh, Líbia e Território Palestiniano, que apenas dá entrada em 40 destinos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com