A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pela voz do seu presidente, José Jorge Letria, anunciou esta tarde o programa de comemorações do centenário da instituição, um marco histórico na valorização e defesa dos direitos dos Autores e da Cultura.
“A SPA é uma das mais antigas cooperativas culturais da Europa. Não há muitas cooperativas culturais da Europa, mas nós somos, seguramente, uma delas. Isto também nos responsabiliza perante estruturas internacionais, como o Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores”, realçou José Jorge Letria.
Antes de anunciar o programa de celebrações que irão assinalar os 100 anos de atividade da SPA, José Jorge Letria quis sublinhar o contributo do consagrado artista plástico José de Guimarães, que criou e ofereceu uma obra que será a base da imagem que a SPA irá comunicar ao longo de todo o ano, e que também se encontra plasmada numa tela gigante colocada na fachada do segundo edifício da SPA, sito na rua Gonçalves Crespo. “O José de Guimarães é, sem dúvida, um dos artistas plásticos portugueses com maior prestígio nacional e internacional”, e a sua criação “tem, entre outros, o mérito de, graficamente, simbolizar a unidade, que é também cromática e visual, a unidade dos autores”.
A SPA representa mais de 27.000 autores nacionais, cerca de cinco milhões internacionais, abrange todas as áreas da criação, desde a Música à Literatura, passando pelas Artes plásticas, Audiovisual, Dança ou Teatro. A celebração do Centenário quer-se, portanto, abrangente, e prevê desde documentários com depoimentos de dezenas de autores portugueses sobre a importância de ser autor e do papel da SPA à exposição intitulada “A celebração dos Autores”, passando pela edição de um livro com a compilação dos textos que, ao longo dos anos, celebraram datas especiais: Dia do Teatro, Dia da Música, Dia da Poesia, e Dia do Autor, que se chamará “Em nome dos Autores”.
No dia 22 de maio será assinalada a comemoração do Dia do Autor Português com a entrega das Medalhas de Honra e dos prémios “Vida e Obra” e “Consagração de Carreira”. José Jorge Letria, em antecipação à entrega, revelou dois nomes que serão consagrados nesta categoria: o Coronel Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de Abril, e o cantor Luís Cília.
A gala do centenário terá lugar a 29 de maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que contará com a participação de “músicos, cantores e pessoas proeminentes da nossa vida cultural e artística, um momento fundamental para celebrarmos o papel que desempenhámos ao longo de 100 anos na defesa dos autores, dos artistas, dos criadores”, sublinha o presidente da SPA. Paralelamente, irá decorrer uma campanha institucional de sensibilização para o direito de autor em associação ao centenário da SPA.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com