[weglot_switcher]

Greenvolt vai levar 6,3 MW de energia solar a 44 lojas do Aldi na Irlanda

A implementação terá início este ano, com instalações em 22 lojas, seguindo-se mais 22 lojas em 2026.
2 Julho 2025, 18h53

A Greenvolt vai levar 6,3MW (megawatts) de energia solar a 44 lojas Aldi na Irlanda, anuncia a empresa liderada por João Manso Neto em comunicado.

“A Greenvolt Next, fornecedora pan-europeia de soluções de energia renovável para os setores comercial e industrial da Greenvolt– com operações em diversos mercados europeus – anuncia uma nova parceria com o retalhista líder Aldi para instalar sistemas solares fotovoltaicos em 44 das suas lojas na Irlanda, ao longo dos próximos dois anos”, lê-se na nota.

A implementação terá início este ano, com instalações em 22 lojas, seguindo-se mais 22 lojas em 2026.

“Cada sistema solar fotovoltaico instalado nas coberturas será composto por 288 painéis solares e deverá gerar, em média, 95.500 kWh (kilowatt por hora) por ano, fornecendo aproximadamente 30% das necessidades de energia elétrica de cada loja”, refere a empresa.

No total, o projeto irá atingir uma capacidade instalada de 6,3MW para as lojas Aldi na Irlanda.

A Aldi vai investir 5 milhões de euros neste projeto, o que permitirá à Greenvolt Next tornar-se o principal fornecedor de soluções solares para o setor do retalho na Irlanda em 2025, o que posiciona a empresa “para um crescimento futuro em setores que procuram fornecedores de energia renovável”.

João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, que “o setor do retalho desempenha um papel fundamental na transição energética, e a descentralização da produção de energia é essencial para alcançar estes objetivos. Ao aproveitar ativos existentes, como os telhados das lojas, conseguimos acelerar a adoção de energia renovável e contribuir para a redução de emissões e para a eficiência energética”.

“Esta parceria com a Aldi reforça a nossa missão de promover soluções de energia renovável inovadoras para empresas em toda a Europa”, acrescenta.

As novas instalações solares fazem parte da estratégia mais ampla da Aldi para aumentar a produção de energia renovável, reduzir as emissões e garantir preços de energia mais estáveis —contribuindo para mitigar a pressão sobre a rede e combater o aumento dos preços da energia, além de apoiar os compromissos de descarbonização da Aldi, explica a GreenVolt.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.