[weglot_switcher]

Financiamento da Ucrânia pode pesar nos orçamentos nacionais

Em Copenhaga, a União Europeia decidiu apostar na ‘muralha de drones’, mas a questão do financiamento é, por diversas razões, muito mais complexa. Decisão foi adiada para o fim do mês.
epa12422244 Informal summit in the Danish Parliament at Christiansborg Castle in Copenhagen, Denmark, 01 October 2025. Denmark is hosting an informal summit for EU heads of state and government at Christiansborg on 01 and 02 October. EPA/IDA MARIE ODGAARD DENMARK OUT
4 Outubro 2025, 16h00

A cimeira de Copenhaga decidiu apostar na ‘muralha de drones’ como instrumento de defesa mais eficaz dos 27 e agendou novo encontro para o final do mês, onde a Comissão apresentará um plano de defesa que deverá contemplar a criação de um empréstimo de 140 mil milhões de euros à Ucrânia. No limite, o plano irá colocar em jogo os orçamentos de cada um dos Estados-membros. Vejamos como.

O Euroclear é um depósito central de valores mobiliários com sede em Bruxelas, onde foram acantonados a grande maioria dos ativos russos congelados como parte das sanções impostas pela União Europeia depois da invasão da Ucrânia.

Conteúdo reservado a assinantes. Leia a versão completa aqui. Edição do Jornal Económico de 3 de outubro.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.