Depois de várias semanas de calor e sol incessante, a chuva e as trovoadas regressam à realidade portuguesa. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que, esta quarta-feira dia 1 de setembro, alguns distritos estarão sob o efeito de uma “depressão, onde se prevê instabilidade com aguaceiros, por vezes de granizo e trovoadas”.
Madalena Rodrigues, meteorologista do IPMA, afirma ao Jornal Económico que, devido à ocorrência de trovoadas com precipitação, não se prevê um aumento do risco de incêndio, pois, “as trovoadas são mais perigosas quando são secas sem precipitação, que não é o caso”.
Ainda assim, a especialista sublinha que a precipitação pode variar “tanto no espaço, como no tempo” e, assim sendo, não consegue garantir quais as regiões mais afetadas pela chuva e pelos ventos fortes.
Por fim, à atenção dos portugueses que estão de férias, Madalena Rodrigues aconselha a que vão acompanhado a situação no portal oficial do IPMA, devido à instabilidade prevista para a meteorologia, sendo por isso importante “acompanhar o desenvolvimento da depressão ao longo do dia”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com